Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.03 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Este artigo começa por discutir em que consistem as representações matemáticas, evidenciando-as como ferramentas que apoiam a comunicação, a compreensão, o raciocínio e a descoberta em matemática e refere como as representações são contempladas no novo programa de matemática do Ensino Básico (EB). De seguida, exemplifica um caso de exploração de representações matemáticas múltiplas, no contexto da
tarefa “Vamos ensinar retângulos ao robô”, realizada em 2022, nas turmas de 3.º ano de escolaridade participantes na operacionalização do novo programa de matemática do EB. Por fim, concluímos sobre a importância das representações múltiplas e sobre o trabalho que o professor tem de fazer com
elas para que cumpram o seu papel.
Description
Keywords
Ensino da Matematica Representações matemáticas Novo programa Ensino básico
Citation
Canavarro, A. P., Brunheira, L., Vicente, M., & Brito, S. (2022). O poder das representações múltiplas e suas conexões: teoria e prática no 3.º ano do novo programa de matemática. Educação e Matemática, 166, 7-12.