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- O poder das representações múltiplas e suas conexões: teoria e prática no 3.º ano do novo programa de matemáticaPublication . Canavarro, A. P.; Brunheira, Lina; Vicente, Manuela; Brito, SusanaEste artigo começa por discutir em que consistem as representações matemáticas, evidenciando-as como ferramentas que apoiam a comunicação, a compreensão, o raciocínio e a descoberta em matemática e refere como as representações são contempladas no novo programa de matemática do Ensino Básico (EB). De seguida, exemplifica um caso de exploração de representações matemáticas múltiplas, no contexto da tarefa “Vamos ensinar retângulos ao robô”, realizada em 2022, nas turmas de 3.º ano de escolaridade participantes na operacionalização do novo programa de matemática do EB. Por fim, concluímos sobre a importância das representações múltiplas e sobre o trabalho que o professor tem de fazer com elas para que cumpram o seu papel.
- Estratégias usadas pelos alunos para lidar com a generalidade em tarefas de proporcionalidade diretaPublication . Infante, Maria da Luz Côco Valente; Canavarro, A. P.O foco deste artigo são as estratégias usadas pelos alunos para lidar com tarefas de proporcionalidade direta, no contexto da exploração de tarefas com carácter algébrico que apelam, inicialmente, ao estudo de casos particulares e, posteriormente, à generalização. Procuramos responder à seguinte questão: Que estratégias usam os alunos para lidar com a generalidade em tarefas de proporcionalidade direta? Apresentamos um estudo de caso de uma turma de 6.º ano de escolaridade, realizado no quadro de uma experiência de ensino, envolvendo uma sequência de doze tarefas que apelavam à generalização, estavam ancoradas na realidade próxima dos alunos e que foram exploradas no contexto de uma cultura de aula onde se valorizou a comunicação matemática. Concluímos que na resolução das tarefas de proporcionalidade direta, no estudo de casos particulares, os alunos usaram de forma mista estratégias multiplicativas, escalares e funcionais, e estratégias aditivas de construção, denominadas vulgarmente por building-up. Contudo, na busca da generalização, verificou-se o abandono das estratégias aditivas e a adoção generalizada de estratégias multiplicativas inerentes à relação de proporcionalidade direta.