Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O impacto da inteligência artificial nas relações públicas

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O presente trabalho tem como finalidade construir um quadro teórico de Inteligência Artificial em Relações Públicas, abordando as respetivas utilizações, aplicações e impacto. Em primeira instância, foi desenvolvida uma revisão de literatura acerca das Relações Públicas e da Inteligência Artificial, de forma dissociada, e, posteriormente, uma que permitiu enquadrar a Inteligência Artificial e conceitos relacionados na indústria das Relações Públicas. Para se compreender a preparação dos profissionais de Relações Públicas relativamente às implicações da Inteligência Artificial na sua profissão, utilizou-se uma abordagem qualitativa, num estudo com doze entrevistas semiestruturadas a profissionais que trabalham em agências de comunicação. Os resultados sugerem que os profissionais necessitam de maior preparação e conhecimento para a adoção desta tecnologia na sua profissão, mostrando limitação de conhecimento acerca dos principais conceitos e não reconhecendo as áreas e funções de Relações Públicas onde a Inteligência Artificial pode ser, atualmente, utilizada. Além da necessidade de maior preparação, os profissionais demonstram, apesar de crescente mediatização sobre o tema, interesse reduzido em explorar as ferramentas que já existem neste âmbito, em particular o ChatGPT, que se apresenta como a recente evolução mais mediatizada da área. A nível nacional, não é possível encontrar nenhuma investigação especificamente dedicada a explorar a Inteligência Artificial nas Relações Públicas e as suas implicações, pelo que a pertinência desta dissertação diz respeito ao seu contributo inovador que ajuda à construção de um quadro teórico, constituindo um ponto de partida para outras investigações neste âmbito.
ABSTRACT: This research aims to build a theoretical framework of Artificial Intelligence in Public Relations, discussing its respective uses, applications and impact. In the first instance, a literature review was developed about Public Relations and Artificial Intelligence, in a dissociated manner, and then one that allowed the contextualization of Artificial Intelligence and related concepts in the Public Relations industry. To understand the preparation of Public Relations professionals regarding the implications of Artificial Intelligence in their profession, a qualitative approach was used in a study with twelve semi-structured interviews with professionals working in communication agencies. The results suggest that professionals need more preparation and knowledge for the adoption of this technology in their profession, showing limited knowledge about the main concepts and not recognizing the areas and functions of Public Relations where Artificial Intelligence can currently be used. In addition to the need for greater preparation, despite the growing media coverage on the subject, professionals show little interest in exploring the tools that already exist in this area, particularly ChatGPT, which is presented as the most mediatized recent development in the area. At a national level, it is not possible to identify any specific research dedicated to explore Artificial Intelligence in Public Relations and its implications, therefore the relevance of this dissertation is due to its innovative contribution that helps to build a theoretical framework, constituting a starting point for further research in this area.

Description

Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.

Keywords

Relações públicas Inteligência artificial Machine learning Dados Impacto Public relations Artificial intelligence Data Impact

Citation

Góis, A. R.A. (2023). O impacto da inteligência artificial nas relações públicas. [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Comunicação Social]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/16985

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social