Browsing by Issue Date, starting with "2023-07-18"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Conceções alternativas sobre os animais em alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico: da sua identificação à sua desconstruçãoPublication . Narciso, Ana Catarina Melo da Fonseca; Almeida, AntónioO presente relatório está integrado na Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II (PESII), do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo, da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx). O relatório integra a descrição de duas intervenções, uma no 1.º Ciclo e outra no 2.º Ciclo do Ensino Básico, para além de um estudo realizado sobre as Conceções Alternativas na temática dos animais, tendo como objetivos a identificação, análise e desconstrução de ideias preconcebidas dos alunos, através de um questionário administrado antes e depois da intervenção. O questionário estava dividido em seis partes referentes: i) ao meio(s) em que os animais habitam; ii) à associação dos animais à fauna portuguesa; iii) ao tipo de revestimento; iv) ao tipo de alimentação; v) ao tipo de reprodução e, por fim, vi) ao tipo de locomoção. Este estudo envolveu vinte crianças do 2.º ano do 1.º CEB, com idades entre os sete e oito anos. A metodologia implementada foi de natureza mista: i) quantitativa – análise e comparação das respostas corretas obtidas nos dois momentos separados pela intervenção e, ii) qualitativa – análise de produções dos alunos decorrente do Trabalho de Projeto realizado. A partir dos resultados obtidos concluiu-se que algumas Conceções Alternativas foram desconstruídas, uma vez que os resultados do pós-teste foram significativamente melhores. Ainda assim, persistiram conceções alternativas em alguns alunos acerca: Da identificação do(s) meio(s) em que um animal pode viver; da identificação do regime alimentar e formas de locomoção de alguns animais; da associação de alguns animais à fauna portuguesa; e da identificação de tipos de reprodução. Por fim, foi elaborada uma reflexão final, acerca das intervenções realizadas, dos contributos e competências adquiridos e desenvolvidos ao longo do processo.
- O impacto da inteligência artificial nas relações públicasPublication . Góis, Ana Rita Aleluia de; Jorge, Nuno da SilvaO presente trabalho tem como finalidade construir um quadro teórico de Inteligência Artificial em Relações Públicas, abordando as respetivas utilizações, aplicações e impacto. Em primeira instância, foi desenvolvida uma revisão de literatura acerca das Relações Públicas e da Inteligência Artificial, de forma dissociada, e, posteriormente, uma que permitiu enquadrar a Inteligência Artificial e conceitos relacionados na indústria das Relações Públicas. Para se compreender a preparação dos profissionais de Relações Públicas relativamente às implicações da Inteligência Artificial na sua profissão, utilizou-se uma abordagem qualitativa, num estudo com doze entrevistas semiestruturadas a profissionais que trabalham em agências de comunicação. Os resultados sugerem que os profissionais necessitam de maior preparação e conhecimento para a adoção desta tecnologia na sua profissão, mostrando limitação de conhecimento acerca dos principais conceitos e não reconhecendo as áreas e funções de Relações Públicas onde a Inteligência Artificial pode ser, atualmente, utilizada. Além da necessidade de maior preparação, os profissionais demonstram, apesar de crescente mediatização sobre o tema, interesse reduzido em explorar as ferramentas que já existem neste âmbito, em particular o ChatGPT, que se apresenta como a recente evolução mais mediatizada da área. A nível nacional, não é possível encontrar nenhuma investigação especificamente dedicada a explorar a Inteligência Artificial nas Relações Públicas e as suas implicações, pelo que a pertinência desta dissertação diz respeito ao seu contributo inovador que ajuda à construção de um quadro teórico, constituindo um ponto de partida para outras investigações neste âmbito.
- Plano de comunicação integrada em marketing para a marca FilminPublication . Lomba, Beatriz Maria Palma de Melo Ribeiro; Machado, Ana Teresa; Pina, Helena FigueiredoO cinema é definido por uma diversidade de plataformas de exibição, sendo influenciado por uma nova era de comunicação pautada pela evolução das tecnologias, onde a chegada da cultura da convergência assume um papel notável na caracterização do cinema que hoje se conhece. No entanto, o cinema tradicional tem perdido audiência em função de outras formas de entretenimento da sociedade, mais individualistas, digitais e acessíveis. O entretenimento das sociedades contemporâneas é caracterizado pelo avanço da tecnologia. Assim, o enraizamento da cultura do streaming de vídeo é um fenómeno que se tem vindo a padronizar e a abranger cada vez mais gerações. A elevada procura pelo serviço de plataformas de streaming de vídeo tem levado a que existam cada vez mais marcas a operar neste sector, aumentando a competitividade. Em Portugal, esta indústria é fragmentada, caracterizada pela forte presença da marca líder, a Netflix, e pela elevada rivalidade entre concorrentes divergentes. A Filmin é uma plataforma com presença no mercado de streaming de vídeo em Portugal desde o ano de 2016. A marca posiciona-se como uma plataforma de streaming cinematográfica “o cinema que te inspira”, dirigindo-se aos verdadeiros cinéfilos, refletindo a sua estratégia de nicho para uma imensa minoria. A Filmin diferencia-se pelo seu catálogo exclusivo de filmes de qualidade, de cinema independente, de autor, de cineastas jovens e consagrados que arriscam e fazem novo e diferente. Contudo, a fraca notoriedade da marca impossibilita o seu crescimento na indústria, sendo este o principal problema a resolver. O Plano de Comunicação Integrada em Marketing apresentado neste projeto tem como objetivo geral definir uma estratégia que agregue os meios necessários a fim de (1) aumentar a notoriedade da Filmin, em Portugal, através de uma ativação de marca e, consequentemente, (2) aproximar a Filmin dos consumidores, apostando no seu reconhecimento junto da comunidade que representa o público-alvo da marca.
- Sustainable consumption and the drivers of product boycott in EuropePublication . Jesus Silva, Natacha; Baptista, Nuno; Mata, F.; Dos Santos, Maria José Palma LampreiaInstitutional sustainability is a dynamic and multifaceted concept that relies on the contributions of various institutions, including the legal and the scientific system. On the other side, consumers boycotts are an expression of political consumerism by which consumers can use their market power to attain sustainability objectives. This article explores institutional trust on the legal system and trust on scientists as potential drivers for consumers’ boycotts. Using data retrieved from the European Social Survey covering twenty-five countries, the study employs binary logistic regression to assess the importance of institutional trust and other potential drivers of product boycotts in Europe. Results confirm that boycotting behaviour is affected by institutional trust, as well as other individual variables including gender, age and life-cycle effects, education, interest in politics and level of satisfaction with the political system, generalized trust, personal well-being, and consumers’ use and perceptions of information and communication technologies. The results of this study enrich the literature on consumer boycotts and have implications for policymakers involved in sustainability initiatives.
- Atividades de investigação e problemas – influência das tarefas matemáticas nas atitudes de alunos de 4.º anoPublication . Dias, Mariana Nunes; Brunheira, LinaO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, integrante do plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico. No que respeita à estrutura, este trabalho encontra-se dividido em duas partes. A primeira refere-se à descrição e análise reflexiva da prática pedagógica desenvolvida no 1.º CEB, numa turma de 4.º ano, e no 2.º CEB, em duas turmas do 6.º ano. A segunda parte corresponde ao estudo de natureza qualitativa desenvolvido com alunos da turma do 1.º CEB. O estudo, contemplado no relatório, procurou compreender que características possuem as tarefas matemáticas que podem influenciar as atitudes dos alunos. Neste sentido, a investigação foi orientada pela questão Que características possuem os problemas e as tarefas de investigação que podem influenciar a perseverança, o gosto e a confiança dos alunos? A nível metodológico, o estudo segue uma lógica semelhante à investigação-ação, tendo sido implementado no contexto dois problemas e duas investigações matemáticas com características distintas no que se refere: i) ao grau de abertura; ii) ao contexto; iii) à possibilidade de se recorrer a várias estratégias ou realizarem-se diversas descobertas; e iv) à utilização de material manipulável. Para a recolha dos dados, foram preenchidas, através da observação participante, grelhas com indicadores referentes às atitudes em estudo e realizado um grupo focal com os três participantes. A análise estatística e documental dos resultados, permitiu concluir que as características que podem influenciar negativamente as atitudes dos alunos são o contexto puramente matemático e o facto de uma tarefa não proporcionar o recurso a diferentes estratégias ou descobertas na sua realização. Pela sua influência positiva, destacaram-se as tarefas que têm como características diferenciadoras o contexto formulado a partir de situações reais, as que permitiam a utilização de material manipulável e as que possibilitavam o recurso a várias estratégias ou a formulação de diversas conjeturas.
- Desenvolvimento do pensamento crítico no consumo de energia sustentável em alunos do 2.º CEBPublication . Oliveira, Ana Maria Gomes; Caseiro, Ana; Valente, BianorO consumo sustentável significa consumir menos e melhor, ou seja, reduzir e fazer melhores escolhas, atendendo ao impacto ambiental, social e económico. Assim, é necessário que os consumidores reconheçam as suas ações e escolhas diárias, reflitam sobre as mesmas e adotem comportamentos e ações mais conscientes. Para o desenvolvimento de comportamentos, hábitos e atitudes conscientes e informadas, é essencial desenvolver o espírito crítico e reflexivo, aliado à educação ambiental e ao consumidor. Na primeira parte deste relatório é apresentada uma breve descrição sobre as práticas desenvolvidas no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico e é feita uma análise crítica dos dois contextos. Na segunda parte apresenta-se o estudo intitulado de «Desenvolvimento do pensamento crítico no consumo de energia sustentável em alunos do 2.º CEB». Este estudo, realizado com 40 participantes de duas turmas do 5.º ano, tem como finalidade promover a adoção de pensamento crítico e reflexivo sobre o consumo de energia sustentável por parte de alunos do 2.º CEB, tendo-se especificamente objetivado i) descrever as aprendizagens reportados pelos alunos após a realização das atividades práticas e exploratórias; ii) identificar as mudanças de comportamentos e ações reportadas pelos alunos após as atividades desenvolvidas; iii) caracterizar as dificuldades sentidas durante o processo. O estudo é de natureza qualitativa e baseia-se em alguns princípios de uma metodologia investigação-ação. Como técnicas de recolha de dados utilizaram-se o inquérito por questionário, observação direta e participante, notas de campo e focus group e para o tratamento de dados recorreu-se à análise de conteúdo. A partir dos resultados obtidos, concluiu-se que os alunos não desenvolveram conhecimentos muito profundos ao nível de conceitos específicos das energias, mas desenvolveram aprendizagens que lhes permite refletir sobre comportamentos e ações de consumos energéticos mais sustentáveis.
- O impacto da componente prática na aprendizagem de conteúdos de Suporte Básico de Vida por alunos do 6.º ano do 2.º CEBPublication . Franco, Diana Rodrigues; Valente, BianorA atuação de leigos perante situações de acidente e emergência médica é uma realidade pouco comum em Portugal. Defende-se que a aprendizagem de Primeiros Socorros, desde cedo, aumenta a probabilidade de atuação enquanto adultos. O presente estudo pretende contribuir para o desenvolvimento de estratégias que efetivem a aquisição de conhecimentos, atitudes e competências no âmbito do Suporte Básico de Vida em duas turmas do 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Numa primeira fase, foi realizada a visita ao quartel dos bombeiros voluntários de Sintra para que os alunos contactassem com vocabulário específico em contexto e por outros intervenientes que não o investigador, permitindo tomarem consciência da atuação destes em diversas situações. Numa segunda fase, foi aplicado um questionário para verificar os conhecimentos prévios dos alunos quanto ao Suporte Básico de Vida. Posteriormente, foi realizada a intervenção pedagógica-didática, cujas dinâmicas de ensino e aprendizagem se focaram na componente teórica, com suporte em vídeo e esquemas, e na componente prática com a exemplificação do procedimento por parte da investigadora. Numa quarta fase, foi possibilitado aos alunos que praticassem os conteúdos com recurso a manequins e com feedback por parte da investigadora ou de elementos dos bombeiros, sendo depois avaliados em bancas práticas com recurso a grelha de avaliação. A última fase consistia na implementação de um questionário para verificar a aquisição de conhecimentos por parte dos alunos após a intervenção. A investigação pretendia comparar o impacto da componente prática e da duração da mesma na aprendizagem dos alunos. Os resultados obtidos permitem verificar que a componente prática, assim como a avaliação prática, permite aos alunos uma aprendizagem significativa e correta dos conteúdos de SBV.