Repository logo
 
Publication

As emoções – Ansiedade, prazer e aborrecimento de uma turma do 2.º Ano de escolaridade nas disciplinas de português e matemática

dc.contributor.advisorAlmeida, Tiagopt_PT
dc.contributor.authorGaivão, Maria do Carmo Siqueira da Câmara Quintela
dc.date.accessioned2019-02-22T10:16:22Z
dc.date.available2019-02-22T10:16:22Z
dc.date.issued2018-12-21
dc.descriptionRelatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico em Português e História e Geografia de Portugalpt_PT
dc.description.abstractEste relatório desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.ºCiclo do Ensino Básico. Numa primeira parte apresentam-se e comparam-se as práticas de ensino desenvolvidas no 1.º e 2.º CEB, em turmas do 2.º e 5.º ano de escolaridade. Numa segunda parte apresenta-se o estudo, “As emoções – ansiedade, prazer e aborrecimento – de uma turma do 2.º ano de escolaridade nas disciplinas de português e matemática”, com a finalidade de estudar de que forma as emoções (ansiedade, prazer e aborrecimento) aparecem associadas ao desempenho escolar numa turma do 1.ºCiclo do Ensino Básico. Neste sentido identificaram-se dois objetivos de investigação: (i) perceber se a forma como os alunos se sentem, nas aulas e nos momentos de avaliação, nas disciplinas de português e matemática, está relacionada com o seu desempenho final; e (ii) analisar e compreender o que é que os alunos consideram ser mais difícil nas disciplinas de português e matemática. Optou-se por uma metodologia de natureza mista e como técnicas de recolha de dados o recurso ao inquérito por questionário com questões de natureza fechada e uma entrevista em focus group. Os resultados do estudo indicam que existem algumas diferenças, relativamente à ansiedade, prazer e aborrecimento, nas aulas de matemática, entre rapazes e raparigas. Os resultados relativos à disciplina de português não revelaram dados estatisticamente significativos.pt_PT
dc.description.abstractABSTRAT This report was developed within the subject of Supervised Teaching Practice II, of the 2º year of Masters in Junior Teaching and in the Senior Teaching of the subjects of Portuguese, History and Portuguese Geography. In the first part of the report is presented and compared the practices of teaching developed in the 1º and 2º CEB, in groups of 2º and 5º year of schooling. In the second part of the report is presented the study, “The emotions – anxiety, pleasure and annoyance – of a 2º year class in the subjects of Portuguese and math’s”, with the intuit of studying in what way these emotions (anxiety, pleasure and annoyance) are associated with the performance of the students in school, in a class of the Junior School. Its was possible to identify two investigation objectives: (i) to understand if the way how students feel, in teaching classes and evaluation ones, in the subjects of portuguese and math’s, is related with their final performance; (ii) o analyze and understand what student think is more difficult in the subjects of portuguese and math’s. It was opted for a methodology of mixed nature and as a data collection technique, the resource was an inquiry by a questionnaire with closed questions and one interview in focus group. The results of this case study showed that there are some differences between boys and girls related to the anxiety, pleasure and annoyance, in math’s classes. The results related to the subject of Portuguese did not reveal statistically relevance.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationGaivão, M. C. S. (2018). As emoções – Ansiedade, prazer e aborrecimento de uma turma do 2.º Ano de escolaridade nas disciplinas de português e matemática (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/9564pt_PT
dc.identifier.tid202105733
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/9564
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEmoçõespt_PT
dc.subjectAnsiedadept_PT
dc.subjectPrazerpt_PT
dc.subjectAborrecimentopt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectPortuguêspt_PT
dc.subjectEmotionspt_PT
dc.subjectAnxietypt_PT
dc.subjectPleasurept_PT
dc.subjectAnnoyancept_PT
dc.subjectMathematicspt_PT
dc.subjectPortuguesept_PT
dc.titleAs emoções – Ansiedade, prazer e aborrecimento de uma turma do 2.º Ano de escolaridade nas disciplinas de português e matemáticapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Maria do Carmo Gaivão.pdf
Size:
5.53 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: