Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

As emoções – Ansiedade, prazer e aborrecimento de uma turma do 2.º Ano de escolaridade nas disciplinas de português e matemática

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Maria do Carmo Gaivão.pdf5.53 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este relatório desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.ºCiclo do Ensino Básico. Numa primeira parte apresentam-se e comparam-se as práticas de ensino desenvolvidas no 1.º e 2.º CEB, em turmas do 2.º e 5.º ano de escolaridade. Numa segunda parte apresenta-se o estudo, “As emoções – ansiedade, prazer e aborrecimento – de uma turma do 2.º ano de escolaridade nas disciplinas de português e matemática”, com a finalidade de estudar de que forma as emoções (ansiedade, prazer e aborrecimento) aparecem associadas ao desempenho escolar numa turma do 1.ºCiclo do Ensino Básico. Neste sentido identificaram-se dois objetivos de investigação: (i) perceber se a forma como os alunos se sentem, nas aulas e nos momentos de avaliação, nas disciplinas de português e matemática, está relacionada com o seu desempenho final; e (ii) analisar e compreender o que é que os alunos consideram ser mais difícil nas disciplinas de português e matemática. Optou-se por uma metodologia de natureza mista e como técnicas de recolha de dados o recurso ao inquérito por questionário com questões de natureza fechada e uma entrevista em focus group. Os resultados do estudo indicam que existem algumas diferenças, relativamente à ansiedade, prazer e aborrecimento, nas aulas de matemática, entre rapazes e raparigas. Os resultados relativos à disciplina de português não revelaram dados estatisticamente significativos.
ABSTRAT This report was developed within the subject of Supervised Teaching Practice II, of the 2º year of Masters in Junior Teaching and in the Senior Teaching of the subjects of Portuguese, History and Portuguese Geography. In the first part of the report is presented and compared the practices of teaching developed in the 1º and 2º CEB, in groups of 2º and 5º year of schooling. In the second part of the report is presented the study, “The emotions – anxiety, pleasure and annoyance – of a 2º year class in the subjects of Portuguese and math’s”, with the intuit of studying in what way these emotions (anxiety, pleasure and annoyance) are associated with the performance of the students in school, in a class of the Junior School. Its was possible to identify two investigation objectives: (i) to understand if the way how students feel, in teaching classes and evaluation ones, in the subjects of portuguese and math’s, is related with their final performance; (ii) o analyze and understand what student think is more difficult in the subjects of portuguese and math’s. It was opted for a methodology of mixed nature and as a data collection technique, the resource was an inquiry by a questionnaire with closed questions and one interview in focus group. The results of this case study showed that there are some differences between boys and girls related to the anxiety, pleasure and annoyance, in math’s classes. The results related to the subject of Portuguese did not reveal statistically relevance.

Description

Relatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico em Português e História e Geografia de Portugal

Keywords

Emoções Ansiedade Prazer Aborrecimento Matemática Português Emotions Anxiety Pleasure Annoyance Mathematics Portuguese

Citation

Gaivão, M. C. S. (2018). As emoções – Ansiedade, prazer e aborrecimento de uma turma do 2.º Ano de escolaridade nas disciplinas de português e matemática (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/9564

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue