Repository logo
 
Publication

A exploração de imagens para a construção do conhecimento histórico-geográfico: uma experiência numa turma de 2.º ciclo do ensino básico

dc.contributor.advisorHortas, Maria Joãopt_PT
dc.contributor.authorArneiro, Daniela Paulo
dc.date.accessioned2023-03-01T13:56:51Z
dc.date.available2023-03-01T13:56:51Z
dc.date.issued2022-07-15
dc.descriptionRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente Relatório é desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB, da ESELx. O documento organiza-se em duas partes: a primeira é dedicada à análise descritiva e comparativa das práticas realizadas nos dois ciclos de ensino; na segunda, desenvolve-se o estudo empírico sobre o recurso a imagens no ensino da História e Geografia de Portugal, no 2.º CEB. A investigação realizada neste estudo, decorre das fragilidades apresentadas pelos alunos, nomeadamente de leitura, análise e interpretação de imagens. O objeto de estudo é a imagem enquanto recurso didático, em particular as potencialidades do recurso à mesma em diferentes situações de aprendizagem para desenvolver competências de leitura, análise e interpretação que concorrem para a construção do conhecimento e para o desenvolvimento de competências histórico-geográficas pelos alunos. São três os objetivos que orientam este estudo: analisar situações de aprendizagem que mobilizam a imagem como recurso; identificar as potencialidades das imagens na construção de conhecimento em HGP; e, refletir sobre as competências HG desenvolvidas pelos alunos através de situações de aprendizagem que mobilizam a imagem como recurso didático. A análise dos resultados das propostas de atividades realizadas pelos alunos permite-nos afirmar que o uso de imagens potencia o desenvolvimento de competências de literacia visual, fundamentais para analisar e interpretar imagens, possibilitando a construção e comunicação do conhecimento em HGP mobilizando vocabulário históricogeográfico.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT This report is developed in the scope of the curricular unit of Supervised Teaching Practice II of the Master's Degree in Teaching of Primary School and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd cycle of Basic School, of ESELx. The document is organized in two parts: the first part is dedicated to the descriptive and comparative analysis of the practices conducted in the two teaching cycles; in the second part, we develop the empirical study about the use of images in the teaching of History and Geography of Portugal in the 2nd cycle of basic education. The research conducted in this study arises from the weaknesses presented by the students, namely in the reading, analysis, and interpretation of images. The object of study is the image as a didactic resource, in particular the potential of its use in different learning situations to develop reading, analysis and interpretation competences that contribute to the construction of knowledge and to the development of historical-geographical competences by the students. There are three objectives that guide this study: analyze learning situations that mobilize the image as a resource; identify the potential of images in the construction of knowledge in HGP; and reflect on the HG skills developed by students through learning situations that mobilize the image as a didactic resource. The analysis of the results of the activities proposed by the students allows us to state that the use of images enhances the development of visual literacy skills, fundamental to analyze and interpret images, enabling the construction and communication of knowledge in HGP mobilizing historical-geographical vocabulary.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationArneiro, D. P. (2022). A exploração de imagens para a construção do conhecimento histórico-geográfico: uma experiência numa turma de 2.º ciclo do ensino básico (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/15736pt_PT
dc.identifier.tid203187938
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/15736
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectImagempt_PT
dc.subjectCompetências histórico-geográficaspt_PT
dc.subjectHistória e Geografia de Portugalpt_PT
dc.subject2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectImagept_PT
dc.subjectHistorical and geographical skillspt_PT
dc.subjectHistory and geography of Portugalpt_PT
dc.subject2nd cycle of basic educationpt_PT
dc.titleA exploração de imagens para a construção do conhecimento histórico-geográfico: uma experiência numa turma de 2.º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relato´rio Final - Daniela Paulo Arneiro.pdf
Size:
8.8 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: