Repository logo
 
Publication

O fenómeno da Gamification como estratégia para apoiar a comunicação interna nas organizações

dc.contributor.advisorMiranda, Sandra Marisa Lopespt_PT
dc.contributor.authorBarreto Junior, Romulo Cesar Mendes
dc.date.accessioned2024-01-24T17:11:59Z
dc.date.available2024-01-24T17:11:59Z
dc.date.issued2023-11-22
dc.descriptionDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.pt_PT
dc.description.abstractO termo “comunicação interna” é bastante utilizado para explicar um sistema de comunicação gerenciado por uma organização, no qual o público alvo são os colaboradores e possui como finalidade a maximização da eficácia organizacional. O estudo sobre comunicação interna tem indicado para os benefícios de engagement ocasionado a partir do momento que os colaboradores estão satisfeitos com determinados elementos da comunicação interna, entre eles o feedback. A gamificação quando aplicada dentro do ambiente corporativo é considerada um progresso dos sistemas de gestão de performance organizacionais. A sua via informacional abrange os colaboradores e dão- lhes acesso a informações relacionadas ao feedback. Por este motivo os sistemas de trabalhos gamificados são interpretados como mais uma alternativa de canal de comunicação interna. A presente dissertação possui a seguinte pergunta de partida: “De qual maneira o fenómeno da Gamificação pode contribuir para que haja engajamento dos colaboradores no ambiente organizacional?”. Pretende-se perceber se a gamificação/sistemas de trabalhos gamificados são utilizados como canais de comunicação interna, contribuindo para o engagement dos colaboradores. Recorre-se a técnica de recolha de dados de natureza qualitativa, onde foram realizadas seis entrevistas semiestruturadas com profissionais que exercem ou exerceram funções da comunicação interna, Recursos Humanos com foco no treinamento e desenvolvimento de pessoas em organizações que utiliza, ou utilizou, um sistema de gamificação, seguindo-se uma análise de conteúdo dos resultados. Conclui-se que a gamificação/sistemas de trabalhos gamificados tem grande importância no fortalecimento de vínculos através de uma experiência lúdica seja com o público externo quanto com o interno, onde os relações públicas atuarão de forma estratégica para estabelecer relacionamentos entre partes interessadas e organizações. Além disto a gamificação pode desenvolver novos canais de comunicação interna ou até mesmo modificar os já existentes potencializando o engagement dos colaboradores.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: The term "internal communication" is widely used to explain a communication system managed by an organization, in which the target audience is the employees and its purpose is to maximize organizational effectiveness. Studies on internal communication have pointed to the benefits of engagement when employees are satisfied with certain elements of internal communication, including feedback. Gamification, when applied within the corporate environment, is considered a breakthrough in organizational performance management systems. Its informational route covers employees and gives them access to information related to feedback. For this reason, gamified work systems are seen as another alternative internal communication channel. This dissertation has the following starting question: "How can the phenomenon of gamification contribute to employee engagement in the organizational environment?". The aim is to understand whether gamification/gamified work systems are used as internal communication channels, contributing to employee engagement. A qualitative data collection technique was used, in which six semi-structured interviews were conducted with professionals who work or have worked in internal communication, Human Resources with a focus on training and developing people in organizations that use or have used a gamification system, followed by a content analysis of the results. The conclusion is that gamification/gamified work systems are of great importance in strengthening bonds through a playful experience with both external and internal audiences, where public relations will act strategically to establish relationships between stakeholders and organizations. In addition, gamification can develop new internal communication channels or even modify existing ones, boosting employee engagement.en
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationBarreto Junior, R.C.M. (2023). O fenómeno da Gamification como estratégia para apoiar a comunicação interna nas organizações. [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Comunicação Social]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/16993pt_PT
dc.identifier.tid203470583pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/16993
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectRelações públicaspt_PT
dc.subjectComunicação internapt_PT
dc.subjectGamificaçãopt_PT
dc.subjectEngagementen
dc.subjectPublic relationsen
dc.subjectInternal communicationen
dc.subjectGamificationen
dc.titleO fenómeno da Gamification como estratégia para apoiar a comunicação interna nas organizaçõespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpt_PT
oaire.citation.titleO fenómeno da Gamification como estratégia para apoiar a comunicação interna nas organizaçõespt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
2. ROMULO JUNIOR - 13582 - O fenómeno da Gamification como estratégia para apoiar a comunicação interna nas organizações.pdf
Size:
2.84 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: