Repository logo
 
Publication

Pulso: qual o potencial humano para incorporar a essĂȘncia do som?

datacite.subject.fosHumanidades: Artes
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorNeto, Ângelo Cid
dc.contributor.authorPeraltinha, Filipa da Silva
dc.date.accessioned2025-02-10T15:10:17Z
dc.date.available2025-02-10T15:10:17Z
dc.date.issued2024-11-29
dc.description.abstractEste RelatĂłrio Final de Projeto fundamenta e analisa a criação coreogrĂĄfica do solo Pulso, inserido no Ăąmbito do Mestrado em Criação CoreogrĂĄfica e PrĂĄticas Profissionais da Escola Superior de Dança, Instituto PolitĂ©cnico de Lisboa. Esta peça busca materializar a divisa “vejo som e ouço movimento” atravĂ©s de uma investigação sobre como poderĂĄ o corpo atuar como um "corpo contentor", apoiada na perspectiva sinestĂ©sica, mas tambĂ©m, na minha experiĂȘncia profissional nesta ĂĄrea artĂ­stica. O objetivo Ă©, ainda, investigar a questĂŁo “Qual o potencial humano para incorporar a essĂȘncia do som?” e desenvolver estas ideias, considerando uma pesquisa sustentada em evidĂȘncias cientĂ­ficas que permitam estabelecer algumas correlaçÔes entre a neurociĂȘncia e a arte. Para a pesquisa e elaboração do score de movimento que orienta a estrutura da peça, foram utilizados mĂ©todos de improvisação. Este processo foi, simultaneamente, ancorado em diversos dispositivos e elementos recolhidos durante a pesquisa bibliogrĂĄfica, bem como metodologias inspiradas pelo trabalho de William Forsythe. Paralelamente, pretende-se que esta criação contribua para uma abordagem exploratĂłria da relação entre dança e mĂșsica, alĂ©m de fomentar a continuidade da investigação de novas formas de compartilhar essa experiĂȘncia com o pĂșblico. Conclui-se que, para a trajetĂłria a trilhar na ĂĄrea da criação, Ă© essencial integrar uma visĂŁo sobre o potencial do corpo humano - na complexa ligação entre a mente e o movimento - como estratĂ©gia para a amplificação da experiĂȘncia sensitiva. Essa perspectiva, fundamentada pelo conhecimento empĂ­rico da dança, induz uma imersĂŁo contĂ­nua na incorporação dos elementos explorados e na maturação das ideias provindas deste texto e do processo criativo, promovendo novas abordagens na relação entre corpo, som e movimento.por
dc.description.abstractABSTRACT - This study substantiates and analyzes the choreographic creation of the solo Pulso, which is part of the Master 's Degree in Criação CoreogrĂĄfica e PrĂĄticas Profissionais at the Escola Superior de Dança, Instituto PolitĂ©cnico de Lisboa. This piece seeks to materialize the motto “I see sound and hear movement” through an investigation that seeks to assess how the body can function as a "container body," supported by a synesthetic perspective, as well as my professional experience in this artistic domain. Additionally, the objective is to explore the question “What is the human potential to incorporate the essence of sound?”. To develop these ideas, I will implement research grounded in scientific evidence that establishes correlations between neuroscience and art. For the research and development of the movement score that guides the structure of the piece improvisation methods were applied. This process was simultaneously anchored in various devices and elements gathered during bibliographic research, as well as methodologies inspired by the work of William Forsythe. Furthermore, this work aims to contribute to a more exploratory understanding of the relationship between dance and music, while also encouraging ongoing research into new ways of sharing this experience with the public. In conclusion, I believe that, in the path I wish to pursue as a creator, it is essential to integrate a vision of the human body's potential - within the complex connection between mind and movement - as a strategy for amplifying sensory experiences. This perspective, grounded in my specialized knowledge in dance, requires continuous immersion in the incorporation of the explored elements and the maturation of ideas that emerge from this research and creative process, ultimately promoting new approaches to the relationship between body, sound, and movement.
dc.identifier.citationPeraltinha, F. S. (2024). Pulso: Qual o potencial humano para incorporar a essĂȘncia do som?[Dissertação de Mestrado, Escola Superior de Dança] RepositĂłrio CientĂ­fico deo Instituto PolitĂ©cnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/21409
dc.identifier.tid203886917
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/21409
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dança
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
dc.subjectComposição coreogråfica
dc.subjectSinestesia
dc.subjectNeurĂłnio espelho
dc.subjectMetodologias de criação
dc.subjectChoreographic composition
dc.subjectSynesthesia
dc.subjectMirror neuron
dc.subjectCreative methodologies
dc.titlePulso: qual o potencial humano para incorporar a essĂȘncia do som?por
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_be7fb7dd8ff6fe43

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
PULSO - RelatĂłrio final -Aluno 2022080 Filipa Peraltinha (corrigido).pdf
Size:
9.95 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: