Repository logo
 
Publication

As lógicas e dinâmicas de ação do diretor na definição e implementação do projeto de autonomia e flexibilidade curricular

dc.contributor.advisorLeite, Teresapt_PT
dc.contributor.authorCasimiro, David Luís
dc.date.accessioned2023-03-07T09:39:23Z
dc.date.available2023-03-07T09:39:23Z
dc.date.issued2022-12-21
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Administração Educacionalpt_PT
dc.description.abstractA presente dissertação situa-se na temática abrangente da melhoria das escolas enquanto organizações, concentrando-se, essencialmente, na estrutura diretiva, mais concretamente no Diretor do Agrupamento. Como órgão unipessoal de gestão e liderança, o exercício do cargo exige do mesmo, um delineamento de lógicas e consequente implementação de dinâmicas no seio da organização em prol do sucesso escolar, no âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC). A reflexão sobre estas alterações e as implicações ao nível da ação do Diretor levou-nos a olhar para a implementação do PAFC como eixo condutor do presente trabalho de investigação. Recorremos ao estudo de caso de três Agrupamentos no sentido de situar, capacitar e mobilizar lógicas e consequentes dinâmicas em conjugação com os Coordenadores do projeto a fim de melhor constatar as medidas e as melhorias daí obtidas. Trata-se de um estudo qualitativo e interpretativo, fruto da interpelação do trabalho de três Diretores escolares e equipa do PAFC, em concelhos da área metropolitana de Lisboa, através de uma entrevista semiestruturada e da consulta dos documentos emanados pelos Agrupamentos em estudo. Para melhor enquadrar o Projeto, entrevistámos ainda dois titulares de cargos públicos. A análise dos dados recolhidos evidencia a importância da formulação de lógicas aliadas a uma liderança partilhada com os seus pares, proporcionando progressos significativos na obtenção do sucesso dos alunos e bem-estar coletivo. Perspetivamos que as conclusões deste trabalho possam contribuir para um melhor entendimento de boas práticas na implementação do PAFC, valorizando o trabalho colaborativo e interdisciplinar entre os docentes e em prol do sucesso dos alunos.pt_PT
dc.description.abstractThe present dissertation pertains to the more widening issue of school improvement as organisations, focusing on leadership, namely, the Head teacher. As a unipersonal management and leadership entity, the exercise of the post demands the pre planning of logics and implementation of dynamics amongst the organisation with the aim of improving student outcomes when it comes to autonomy and curricula flexibility project (PAFC). Reflecting on the implications and changes at a director level, we were led towards the implementation of PAFC as the leading axis of the present research. We used a study pertaining to three schools, so we could place, capacitate, and mobilise logics and consequent dynamics together with project coordinators to better understand changes and outcomes. This is a qualitative and interpretative study, born out of the interpolation of the work developed by three Head teachers and the PAFC team, in parishes of the Lisbon metropolitan area in Portugal. Data analysis evidenced the importance of logic formulation associated with a peer-shared leadership, which allows significant progress when it comes to collective well being and student outcomes. To sum up, the conclusions arising from this research may contribute to a better understanding of the implementation of the PAFC when it comes to good practises, highlighting the collaborative and interdisciplinary work amongst teachers, on behalf of improved student outcomes. Key-Words: Logics, Dynamics, Management, Leadership, Autonomy and Flexibilitypt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationCasimiro, D. L. (2022). As lógicas e dinâmicas de ação do diretor na definição e implementação do projeto de autonomia e flexibilidade curricular (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/15763pt_PT
dc.identifier.tid203186907
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/15763
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectLógicaspt_PT
dc.subjectDinâmicaspt_PT
dc.subjectGestãopt_PT
dc.subjectLiderançapt_PT
dc.subjectAutonomiapt_PT
dc.subjectFlexibilidadept_PT
dc.subjectLogicspt_PT
dc.subjectDynamicspt_PT
dc.subjectManagementpt_PT
dc.subjectLeadershippt_PT
dc.subjectAutonomypt_PT
dc.subjectFlexibilitypt_PT
dc.titleAs lógicas e dinâmicas de ação do diretor na definição e implementação do projeto de autonomia e flexibilidade curricularpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameAdministração Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Tese As Lógicas e Dinâmicas do Diretor do Agrupamento na implementação do PAFC.pdf
Size:
1.6 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: