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As lógicas e dinâmicas de ação do diretor na definição e implementação do projeto de autonomia e flexibilidade curricular

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A presente dissertação situa-se na temática abrangente da melhoria das escolas enquanto organizações, concentrando-se, essencialmente, na estrutura diretiva, mais concretamente no Diretor do Agrupamento. Como órgão unipessoal de gestão e liderança, o exercício do cargo exige do mesmo, um delineamento de lógicas e consequente implementação de dinâmicas no seio da organização em prol do sucesso escolar, no âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC). A reflexão sobre estas alterações e as implicações ao nível da ação do Diretor levou-nos a olhar para a implementação do PAFC como eixo condutor do presente trabalho de investigação. Recorremos ao estudo de caso de três Agrupamentos no sentido de situar, capacitar e mobilizar lógicas e consequentes dinâmicas em conjugação com os Coordenadores do projeto a fim de melhor constatar as medidas e as melhorias daí obtidas. Trata-se de um estudo qualitativo e interpretativo, fruto da interpelação do trabalho de três Diretores escolares e equipa do PAFC, em concelhos da área metropolitana de Lisboa, através de uma entrevista semiestruturada e da consulta dos documentos emanados pelos Agrupamentos em estudo. Para melhor enquadrar o Projeto, entrevistámos ainda dois titulares de cargos públicos. A análise dos dados recolhidos evidencia a importância da formulação de lógicas aliadas a uma liderança partilhada com os seus pares, proporcionando progressos significativos na obtenção do sucesso dos alunos e bem-estar coletivo. Perspetivamos que as conclusões deste trabalho possam contribuir para um melhor entendimento de boas práticas na implementação do PAFC, valorizando o trabalho colaborativo e interdisciplinar entre os docentes e em prol do sucesso dos alunos.
The present dissertation pertains to the more widening issue of school improvement as organisations, focusing on leadership, namely, the Head teacher. As a unipersonal management and leadership entity, the exercise of the post demands the pre planning of logics and implementation of dynamics amongst the organisation with the aim of improving student outcomes when it comes to autonomy and curricula flexibility project (PAFC). Reflecting on the implications and changes at a director level, we were led towards the implementation of PAFC as the leading axis of the present research. We used a study pertaining to three schools, so we could place, capacitate, and mobilise logics and consequent dynamics together with project coordinators to better understand changes and outcomes. This is a qualitative and interpretative study, born out of the interpolation of the work developed by three Head teachers and the PAFC team, in parishes of the Lisbon metropolitan area in Portugal. Data analysis evidenced the importance of logic formulation associated with a peer-shared leadership, which allows significant progress when it comes to collective well being and student outcomes. To sum up, the conclusions arising from this research may contribute to a better understanding of the implementation of the PAFC when it comes to good practises, highlighting the collaborative and interdisciplinary work amongst teachers, on behalf of improved student outcomes. Key-Words: Logics, Dynamics, Management, Leadership, Autonomy and Flexibility

Description

Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Administração Educacional

Keywords

Lógicas Dinâmicas Gestão Liderança Autonomia Flexibilidade Logics Dynamics Management Leadership Autonomy Flexibility

Citation

Casimiro, D. L. (2022). As lógicas e dinâmicas de ação do diretor na definição e implementação do projeto de autonomia e flexibilidade curricular (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/15763

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