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- Todos ao palco!: o teatro vai à escolaPublication . Cordeiro, Mariana Farinha Índias; Monteiro, LuísaO presente relatório reporta-se ao estágio efetuado no Serviço Educativo do Teatro da Garagem. A experiência de estágio, realizado com crianças, levou-me a diversas questões no campo do teatro e comunidade. Este relatório foca-se no projeto Ao Palco, uma oficina teatral em âmbito escolar. Pretende confirmar a importância do jogo teatral no desenvolvimento da criança e do papel que pode desempenhar nas escolas, na educação dos alunos. Para o efeito, procedi a uma pesquisa-ação, tendo elaborado a recolha de todos os materiais construídos ao longo do estágio, desde os planos, registo e reflexão das sessões e textos daí resultantes elaborados pelas crianças.
- As lógicas e dinâmicas de ação do diretor na definição e implementação do projeto de autonomia e flexibilidade curricularPublication . Casimiro, David Luís; Leite, TeresaA presente dissertação situa-se na temática abrangente da melhoria das escolas enquanto organizações, concentrando-se, essencialmente, na estrutura diretiva, mais concretamente no Diretor do Agrupamento. Como órgão unipessoal de gestão e liderança, o exercício do cargo exige do mesmo, um delineamento de lógicas e consequente implementação de dinâmicas no seio da organização em prol do sucesso escolar, no âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC). A reflexão sobre estas alterações e as implicações ao nível da ação do Diretor levou-nos a olhar para a implementação do PAFC como eixo condutor do presente trabalho de investigação. Recorremos ao estudo de caso de três Agrupamentos no sentido de situar, capacitar e mobilizar lógicas e consequentes dinâmicas em conjugação com os Coordenadores do projeto a fim de melhor constatar as medidas e as melhorias daí obtidas. Trata-se de um estudo qualitativo e interpretativo, fruto da interpelação do trabalho de três Diretores escolares e equipa do PAFC, em concelhos da área metropolitana de Lisboa, através de uma entrevista semiestruturada e da consulta dos documentos emanados pelos Agrupamentos em estudo. Para melhor enquadrar o Projeto, entrevistámos ainda dois titulares de cargos públicos. A análise dos dados recolhidos evidencia a importância da formulação de lógicas aliadas a uma liderança partilhada com os seus pares, proporcionando progressos significativos na obtenção do sucesso dos alunos e bem-estar coletivo. Perspetivamos que as conclusões deste trabalho possam contribuir para um melhor entendimento de boas práticas na implementação do PAFC, valorizando o trabalho colaborativo e interdisciplinar entre os docentes e em prol do sucesso dos alunos.
- A diversidade cultural na sala de aula como recurso na definição das estratégias de ensino e aprendizagemPublication . Melo, Olímpia Montrond de; Hortas, Maria JoãoO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) inserida no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Português (PT) e História e Geografia de Portugal (HGP) no 2.º CEB da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx) pertencente ao Instituto Politécnico de Lisboa (IPL). Este diz respeito às práticas desenvolvidas em 1.º CEB e 2.º CEB e ao estudo desenvolvido num contexto de 2.º CEB, envolvendo duas turmas de 6.º ano, numa escola pública de Lisboa. Numa primeira parte encontram-se descritas as práticas desenvolvidas e a análise crítica a ambas as práticas. A segunda parte diz respeito ao estudo, intitulado A Diversidade Cultural na sala de aula como recurso na definição das estratégias de ensino e aprendizagem. Os objetivos de investigação são: I) Compreender as características da diversidade cultural que caracterizam ambas as turmas; II) Analisar as representações dos alunos relativamente à diversidade cultural; III) Compreender as expetativas dos alunos face às estratégias de ensino e aprendizagem a adotar em HGP; IV) Analisar as estratégias observadas e implementadas para trabalhar HGP em 2.º CEB. A grande finalidade do estudo é identificar estratégias de ensino e aprendizagem de HGP que melhor se adequam a um contexto de diversidade cultural. O estudo tem uma metodologia mista, com base em uma das fases da metodologia de investigação-ação e as técnicas de recolha de dados consistiram em questionários, um teste sociométrico, entrevista semiestruturada e notas de campo. Os dados recolhidos foram tratados com recurso à análise de conteúdo e sociogramas. Os resultados do estudo permitiram identificar a diversidade cultural como uma mais-valia na promoção e desenvolvimento de competências, bem como, na motivação e disponibilidade dos alunos face ao processo de ensino-aprendizagem.
- “Às Claras"” - Projeto de Intervenção ComunitáriaPublication . Farto, Marisa Sofia Palma da Silva; Hortas, Maria JoãoO Bairro da Quinta do Reguengo e as Galinheiras ficam situados no território periférico da cidade de Lisboa, na Freguesia de Santa Clara. No passado os seus habitantes, vindos de várias áreas do país, viviam ancorados no princípio da ajuda mútua, e isso repercutia-se nas mais variadas esferas da existência dos indivíduos. Hoje em dia, com a chegada de novos habitantes, verifica-se a ausência de relações que provocam o isolamento, a falta de espaços de convivência, a degradação de estruturas comuns e a perda de identidade comunitária. O reforço das relações interpessoais entre as pessoas do bairro é então um valioso instrumento para a (re)construção de relações de vizinhança compensadoras, sem conflitos, no estabelecimento de hábitos de solidariedade que propiciem a ajuda mútua, no aparecimento e no fortalecimento de laços de afeto, na qualidade de vida, no fomento da cultura, na prática de atitudes cívicas, na afirmação da cidadania, na participação em projetos de benefício coletivo e no desenvolvimento da comunidade. O Projeto de Intervenção Comunitária “Às Claras” permitiu fomentar as relações de vizinhança e as práticas intergeracionais criando oportunidades para que a construção de laços entre as pessoas, contribuindo assim para edificar um caminho de interação mais forte, e o acesso da comunidade a um capital social mais rico. Este projeto permitiu colocar a comunidade a participar e a cooperar na construção de espaços de encontro e dinamização sociocultural, facilitando a construção de símbolos de pertença com vista à integração dos seus membros.
- Social marketing and online social support structure in contexts of treatment uncertaintyPublication . Baptista, Nuno; Pinho, José Carlos; Alves, H.Social marketing thinking and strategies have been used by public health and nongovernmental organizations to improve treatment adherence, with encouraging results. However, in contexts characterized by high uncertainty regarding treatment outcomes, the role of social marketing can be problematic. This research is part of a vast investigation project in which the authors explore how the social support concept can be better approached in social marketing interventions targeting contexts of treatment uncertainty. The aim of the present study is to analyze the structure of social support interactions in two online health communities facing uncertainty in treatment outcomes. To achieve this goal, the social network analysis (SNA) technique was used. Results indicate that the online communities examined in the study shared a similar structural signature, that is characterized by scale-free and small world properties and reduced indexes of reciprocity. Results also indicate that users mostly search for informational types of support in these online communities and that the communities can be segmented into homogeneous groups based on the structural positions they occupy in the network and their profile of support interaction. Implications for social marketing segmentation and targeting are discussed.