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Abstract(s)
Neste artigo pretende-se apresentar uma investigação desenvolvida no âmbito do
Mestrado de Intervenção Precoce que teve como objetivo caracterizar as representações
sociais de técnicas de intervenção precoce e de famílias sobre as crianças e os seus direitos,
com especial enfoque nos direitos de participação.
Metodologicamente a investigação assume uma abordagem qualitativa, eticamente situada,
assente num estudo de cas o realizado no distrito de Setúbal. Adotou-se um conjunto
multifacetado de estratégias de pesquisa, recorrendo quer ao questionário aos públicos
selecionados, (18 às técnicas e 24 às famílias), quer a (4) entrevistas semiestruturadas a cada
um deles, de modo a caracterizar em profundidade os seus discursos. Na análise dos
discursos recorremos à categorização e comparação que nos levou à construção de um texto
analítico, descritivo, indutivo e interpretativo, tendo como quadro de referência teórico
multidisciplinar a Intervenção Precoce e a Sociologia da Infância.
Nos discursos produzidos verificou-se que as crianças são representadas como sujeitos de
direitos nas dimensões da provisão e da proteção. Não obstante, quanto à dimensão da
participação, esta é marcada por um conjunto de obstáculos à sua concretização e promoção
nos contextos de Intervenção Precoce estudados.
Description
Keywords
Direitos da criança Participação Técnicas de intervenção precoce Família
Citation
Lapa, M., Tomás, C. (2015) A Participação das Crianças em Intervenção Precoce: Representações Sociais de Técnicas e Famílias in S., Pereira, M. Rodrigues, A., Almeida. C. Pires, C. Tomás, C. Pereira. Atas do II Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (162-173) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais.
Publisher
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa