Repository logo
 
Publication

A diversidade cultural na sala de aula como recurso na definição das estratégias de ensino e aprendizagem

dc.contributor.advisorHortas, Maria Joãopt_PT
dc.contributor.authorMelo, Olímpia Montrond de
dc.date.accessioned2023-03-27T10:24:44Z
dc.date.available2023-03-27T10:24:44Z
dc.date.issued2022-12-21
dc.descriptionRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) inserida no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Português (PT) e História e Geografia de Portugal (HGP) no 2.º CEB da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx) pertencente ao Instituto Politécnico de Lisboa (IPL). Este diz respeito às práticas desenvolvidas em 1.º CEB e 2.º CEB e ao estudo desenvolvido num contexto de 2.º CEB, envolvendo duas turmas de 6.º ano, numa escola pública de Lisboa. Numa primeira parte encontram-se descritas as práticas desenvolvidas e a análise crítica a ambas as práticas. A segunda parte diz respeito ao estudo, intitulado A Diversidade Cultural na sala de aula como recurso na definição das estratégias de ensino e aprendizagem. Os objetivos de investigação são: I) Compreender as características da diversidade cultural que caracterizam ambas as turmas; II) Analisar as representações dos alunos relativamente à diversidade cultural; III) Compreender as expetativas dos alunos face às estratégias de ensino e aprendizagem a adotar em HGP; IV) Analisar as estratégias observadas e implementadas para trabalhar HGP em 2.º CEB. A grande finalidade do estudo é identificar estratégias de ensino e aprendizagem de HGP que melhor se adequam a um contexto de diversidade cultural. O estudo tem uma metodologia mista, com base em uma das fases da metodologia de investigação-ação e as técnicas de recolha de dados consistiram em questionários, um teste sociométrico, entrevista semiestruturada e notas de campo. Os dados recolhidos foram tratados com recurso à análise de conteúdo e sociogramas. Os resultados do estudo permitiram identificar a diversidade cultural como uma mais-valia na promoção e desenvolvimento de competências, bem como, na motivação e disponibilidade dos alunos face ao processo de ensino-aprendizagem.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT This report is part of the Supervised Teaching Practice II (PES II) course which is part of the master’s degree in Teaching of 1st Cycle of Basic Education and Portuguese (PT) and History and Geography of Portugal (HGP) in 2nd Cycle of the Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx) belonging to the Polytechnic Institute of Lisbon (IPL). This paper pertains the practices developed in 1st CEB and 2nd CEB and the study developed in a 2nd CEB context, involving two 6th grade classes, in a public school of Lisbon. The first part describes the practices developed and the critical analysis of both practices. The second part of the report belongs to the study, entitled Cultural Diversity in the classroom as a resource in defining teaching and learning strategies. The research objectives are I) To understand the characteristics of cultural diversity that characterize both classes; II) To analyze the students' representations concerning cultural diversity; III) To understand the students' expectations concerning the teaching and learning strategies to be adopted in HGP; IV) To analyze the strategies observed and implemented to work HGP in 2nd CEB. The main purpose of the study is to identify HGP teaching and learning strategies that are best suited to a context of cultural diversity. The study has a mixed methodology, based on one of the phases of action-research methodology and the data collection techniques consisted of questionnaires, a sociometric test, semi-structured interview, and field notes. The data collected were treated using content analysis and sociograms. The results of the study identified cultural diversity as an asset in the promotion and development of skills, as well as in the motivation and willingness of students to engage in the teaching learning process.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationMelo, O. M. (2022). A diversidade cultural na sala de aula como recurso na definição das estratégias de ensino e aprendizagem (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/15845pt_PT
dc.identifier.tid203188748
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/15845
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCulturapt_PT
dc.subjectDiversidadept_PT
dc.subjectRepresentaçõespt_PT
dc.subjectEstratégiaspt_PT
dc.subjectCulturept_PT
dc.subjectDiversitypt_PT
dc.subjectRepresentationspt_PT
dc.subjectStrategiespt_PT
dc.titleA diversidade cultural na sala de aula como recurso na definição das estratégias de ensino e aprendizagempt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
A Diversidade Cultural na sala de aula_Olímpia Melo_vf.pdf
Size:
12.91 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: