dc.contributor.author | Boavida, Tania | |
dc.contributor.author | Aguiar, Cecília | |
dc.contributor.author | McWilliam, Robin | |
dc.date.accessioned | 2019-09-10T13:56:57Z | |
dc.date.accessioned | 2019-09-10T13:58:01Z | |
dc.date.available | 2019-09-10T13:56:57Z | |
dc.date.available | 2019-09-10T13:58:01Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | As práticas atualmente recomendadas em Intervenção Precoce na Infância (IPI) refletem o avanço da investigação, quer neste campo específico, quer no campo do desenvolvimento das crianças. O crescente enfoque em práticas centradas na família, nas rotinas/atividades diárias e na funcionalidade implica uma transformação na forma de os profissionais de IPI facultarem os seus serviços, nomeadamente, a passagem de um serviço direto (i.e., de um para um) com a criança para um trabalho colaborativo com os adultos significativos para a criança. Esta transformação não constitui uma tarefa simples, quer quando o interlocutor é a família, quer quando se trata do(a) educador(a) de infância. Partindo do conhecimento disponível atualmente, das práticas recomendadas e da nossa legislação, este trabalho tem como objetivo apresentar um modelo de articulação entre os profissionais de IPI e os(as) educadores(as) de infância, a trabalharem em creches e em jardins de infância. O modelo apresentado tem por base oito passos do processo de Consultoria Colaborativa (Buysse & Wesley, 2005), operacionalizados através das práticas do modelo de Intervenção Precoce Baseada nas Rotinas (McWilliam, 2010). | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.044 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8912-02-2 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/10487 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | CIED (Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2018/ebook_vf.pdf | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Intervenção precoce | pt_PT |
dc.subject | Infância | pt_PT |
dc.subject | Creche | pt_PT |
dc.subject | Jardim de infância | pt_PT |
dc.subject | Consultoria colaborativa | pt_PT |
dc.title | A intervenção precoce na infância e os contextos de educação de infância | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 26 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 5 | pt_PT |
oaire.citation.title | Teoria, práticas e investigação em intervenção precoce | pt_PT |
person.familyName | Boavida | |
person.familyName | DA MOTA AGUIAR | |
person.familyName | McWilliam | |
person.givenName | Tania | |
person.givenName | CECÍLIA DO ROSÁRIO | |
person.givenName | Robin | |
person.identifier | B-2884-2008 | |
person.identifier.ciencia-id | 2B16-E65A-56BD | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-7012-0903 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1792-2592 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3494-8951 | |
person.identifier.rid | V-5404-2018 | |
person.identifier.scopus-author-id | 36117609100 | |
person.identifier.scopus-author-id | 35291595000 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 8c6d7e35-de0b-4047-b6e1-120209f324d9 | |
relation.isAuthorOfPublication | 5e9fb7ac-110b-4975-bef7-469cb8f44350 | |
relation.isAuthorOfPublication | aafc288b-e942-4e93-952e-2d0d3cac8484 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 5e9fb7ac-110b-4975-bef7-469cb8f44350 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- A intervenção precoce na infância e os contextos de educação de infânciaebook_vf.pdf
- Size:
- 328.69 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: