Repository logo
 
Publication

A intervenção precoce na infância e os contextos de educação de infância

dc.contributor.authorBoavida, Tania
dc.contributor.authorAguiar, Cecília
dc.contributor.authorMcWilliam, Robin
dc.date.accessioned2019-09-10T13:56:57Z
dc.date.accessioned2019-09-10T13:58:01Z
dc.date.available2019-09-10T13:56:57Z
dc.date.available2019-09-10T13:58:01Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractAs práticas atualmente recomendadas em Intervenção Precoce na Infância (IPI) refletem o avanço da investigação, quer neste campo específico, quer no campo do desenvolvimento das crianças. O crescente enfoque em práticas centradas na família, nas rotinas/atividades diárias e na funcionalidade implica uma transformação na forma de os profissionais de IPI facultarem os seus serviços, nomeadamente, a passagem de um serviço direto (i.e., de um para um) com a criança para um trabalho colaborativo com os adultos significativos para a criança. Esta transformação não constitui uma tarefa simples, quer quando o interlocutor é a família, quer quando se trata do(a) educador(a) de infância. Partindo do conhecimento disponível atualmente, das práticas recomendadas e da nossa legislação, este trabalho tem como objetivo apresentar um modelo de articulação entre os profissionais de IPI e os(as) educadores(as) de infância, a trabalharem em creches e em jardins de infância. O modelo apresentado tem por base oito passos do processo de Consultoria Colaborativa (Buysse & Wesley, 2005), operacionalizados através das práticas do modelo de Intervenção Precoce Baseada nas Rotinas (McWilliam, 2010).pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.044pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8912-02-2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/10487
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCIED (Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2018/ebook_vf.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectIntervenção precocept_PT
dc.subjectInfânciapt_PT
dc.subjectCrechept_PT
dc.subjectJardim de infânciapt_PT
dc.subjectConsultoria colaborativapt_PT
dc.titleA intervenção precoce na infância e os contextos de educação de infânciapt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage26pt_PT
oaire.citation.startPage5pt_PT
oaire.citation.titleTeoria, práticas e investigação em intervenção precocept_PT
person.familyNameBoavida
person.familyNameDA MOTA AGUIAR
person.familyNameMcWilliam
person.givenNameTania
person.givenNameCECÍLIA DO ROSÁRIO
person.givenNameRobin
person.identifierB-2884-2008
person.identifier.ciencia-id2B16-E65A-56BD
person.identifier.orcid0000-0001-7012-0903
person.identifier.orcid0000-0002-1792-2592
person.identifier.orcid0000-0003-3494-8951
person.identifier.ridV-5404-2018
person.identifier.scopus-author-id36117609100
person.identifier.scopus-author-id35291595000
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication8c6d7e35-de0b-4047-b6e1-120209f324d9
relation.isAuthorOfPublication5e9fb7ac-110b-4975-bef7-469cb8f44350
relation.isAuthorOfPublicationaafc288b-e942-4e93-952e-2d0d3cac8484
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery5e9fb7ac-110b-4975-bef7-469cb8f44350

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
A intervenção precoce na infância e os contextos de educação de infânciaebook_vf.pdf
Size:
328.69 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: