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Advisor(s)
Abstract(s)
As práticas atualmente recomendadas em Intervenção Precoce na
Infância (IPI) refletem o avanço da investigação, quer neste campo específico,
quer no campo do desenvolvimento das crianças. O crescente
enfoque em práticas centradas na família, nas rotinas/atividades diárias
e na funcionalidade implica uma transformação na forma de os
profissionais de IPI facultarem os seus serviços, nomeadamente, a passagem
de um serviço direto (i.e., de um para um) com a criança para
um trabalho colaborativo com os adultos significativos para a criança.
Esta transformação não constitui uma tarefa simples, quer quando o
interlocutor é a família, quer quando se trata do(a) educador(a) de infância.
Partindo do conhecimento disponível atualmente, das práticas
recomendadas e da nossa legislação, este trabalho tem como objetivo
apresentar um modelo de articulação entre os profissionais de IPI e
os(as) educadores(as) de infância, a trabalharem em creches e em jardins
de infância. O modelo apresentado tem por base oito passos do
processo de Consultoria Colaborativa (Buysse & Wesley, 2005), operacionalizados
através das práticas do modelo de Intervenção Precoce
Baseada nas Rotinas (McWilliam, 2010).
Description
Keywords
Intervenção precoce Infância Creche Jardim de infância Consultoria colaborativa
Citation
Publisher
CIED (Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa