Repository logo
 
Publication

Comunicação e cidadania corporativa

dc.contributor.authorEiró-Gomes, Mafalda
dc.contributor.authorRaposo, Ana Luísa Canelas Rasquilho
dc.contributor.authorSilvestre, Cláudia
dc.contributor.authorNunes, Tatiana Filipa Gomes
dc.contributor.authorSimão, João
dc.date.accessioned2019-10-29T10:45:23Z
dc.date.available2019-10-29T10:45:23Z
dc.date.issued2019-09-26
dc.description.abstractO principal objectivo deste estudo foi compreender como as organizações associadas do GRACE definem o conceito de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) e qual o papel do profissional de comunicação nestes projetos. Como entendem as organizações as questões da sustentabilidade, da governança, da cidadania corporativa? Qual a amplitude das suas preocupações sociais e ambientais? Que programas, projetos, ações, desenvolvem? Que papel desempenham os profissionais (departamentos) de Comunicação nesta temática? Que perspetiva (operacional, tática ou estratégica) da comunicação têm estas empresas? Que visão (discursiva ou constitutiva) têm do próprio conceito de Comunicação? Foram algumas das questões a que esta investigação pretendia dar resposta. Das 158 organizações associadas do GRACE, apenas 43 responderam ao inquérito por questionário e, por sua vez, apenas 27 aceitaram participar com uma entrevista semi-estruturada. Recorreu-se a uma metodologia mista, englobando métodos quantitativos e qualitativos, neste caso concreto, uma análise de conteúdo qualitativa, que permitiu concluir que existe ainda um longo caminho a percorrer no que diz respeito ao reconhecimento da Cidadania Corporativa como uma prioridade organizacional, que vá além de ações de voluntariado ou donativos pontuais. Acima de tudo, verifica-se ainda um longo caminho a percorrer quanto ao reconhecimento da Cidadania Corporativa ou da Responsabilidade Social Corporativa como uma das funções do profissional de comunicação. Assim se concluiu que, contrariamente à noção defendida pelos investigadores de que a Comunicação deve ser entendida como uma função de gestão estratégica, os Departamentos de Comunicação parecem ter um papel essencialmente discursivo, de divulgação das iniciativas. Entre ações de filantropia e processos de gestão e certificação da qualidade, à comunicação parece-lhe restar um papel de porta-voz institucional das boas práticas organizacionais.pt_PT
dc.description.sponsorshipProjeto de investigação desenvolvido com o apoio do Instituto Politécnico de Lisboa, no âmbito do Concurso IDI&CA - ref. IPL/2018/3Cs_ESCSpt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationEiró-Gomes, M., Raposo, A., Silvestre, C., Nunes, T. & Simão, J., (2019, set, 24). Comunicação e cidadania corporativa. Comunicação apresentada no Encontro “Comunicação e Cidadania Corporativa (3Cs)”, Escola Superior de Comunicação Social, Lisboa, Portugalpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/10687
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Comunicação Socialpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.escs.ipl.pt/editoriais/a-comunicacao-na-cidadania-empresarialpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectRelações públicaspt_PT
dc.subjectComunicação corporativapt_PT
dc.subjectResponsabilidade social corporativapt_PT
dc.subjectCidadania corporativapt_PT
dc.subjectIPL/2018/3Cs_ESCSpt_PT
dc.titleComunicação e cidadania corporativapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceEscola Superior de Comunicação Social, Lisboapt_PT
oaire.citation.titleEncontro “Comunicação e Cidadania Corporativa (3Cs)”pt_PT
person.familyNameSilvestre
person.givenNameCláudia
person.identifier.ciencia-idDA12-EF3F-C7CD
person.identifier.orcid0000-0002-8850-4304
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication08fbc1bf-3387-4137-8c03-c4664dd43375
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery08fbc1bf-3387-4137-8c03-c4664dd43375

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Comunicação e Cidadania Corporativa 2019.pdf
Size:
1.15 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: