Repository logo
 
Publication

Leitura de imagens e comunidade: que relação de siginificados?

datacite.subject.fosCiências Sociais
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorNolasco, Ana
dc.contributor.authorFigueiredo, Inês de Matos
dc.date.accessioned2025-02-06T10:01:12Z
dc.date.available2025-02-06T10:01:12Z
dc.date.issued2024-12-11
dc.descriptionProjeto de intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Artística
dc.description.abstractO projeto de intervenção que se apresenta tem por objetivo desenvolver a literacia visual de jovens dos sete aos dezoito anos, estimulando o seu pensamento crítico através da análise de imagens publicitárias, vídeos e fotografias de redes sociais. O projeto realizou-se no Centro Lúdico de Rio de Mouro, ao longo de sete sessões de trabalho, utilizando diferentes meios digitais e físicos, com vista à produção de trabalhos criativos e expressivos. As temáticas da família, do Dia da Mulher e do mundo contemporâneo híper conectado que vivemos, são exploradas através da abordagem qualitativa da Investigação-Ação, envolvendo jovens da comunidade num contexto de educação não-formal. Ao longo das sessões, destacou-se a importância de desenvolver ferramentas para a leitura crítica de imagens, para compreender e organizar o excesso de informações a que os jovens estão expostos, incentivando à sua autonomia como indivíduos criativos e como parte integrante de uma sociedade em constante mudança.por
dc.description.abstractAbstract This project aims to develop visual literacy in young people aged seven to eighteen, stimulating their critical thinking through the analysis of advertising images, videos, and social media photographs. The project was conducted at Centro Lúdico de Rio de Mouro, during seven sessions, using different digital and physical media to produce creative and expressive works. Themes such as family, International Women's Day, and the hyper-connected contemporary world we live in, are explored through the qualitative approach of Action Research, involving young people from the community in a non-formal education context. Throughout the sessions, the importance of developing tools for critical image reading was highlighted, to help understand and organize the information overload that young people are exposed to, encouraging their autonomy as creative individuals and integral parts of a constantly changing society.eng
dc.identifier.citationFigueiredo, I. M. (2024). Leitura de imagens e comunidade: que relação de siginificados? (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/21380 (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/21384
dc.identifier.tid203798341
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/21384
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectLeitura de imagens
dc.subjectliteracia visual
dc.subjectPensamento crítico
dc.subjectEducação não formal
dc.subjectComunidade
dc.subjectJovens
dc.subjectImage reading
dc.subjectVisual literacy
dc.subjectCritical thinking
dc.subjectNon formal education
dc.subjectCommunity
dc.subjectYouth
dc.titleLeitura de imagens e comunidade: que relação de siginificados?
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_be7fb7dd8ff6fe43
thesis.degree.nameEducação Artística

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
inesfigueiredoMEA_vf.pdf
Size:
8.51 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: