Repository logo
 
Publication

Implementação da norma ISO 9001:2015 numa empresa do sector comercial

dc.contributor.advisorOliveira, António Victor Carreira de
dc.contributor.authorFerreira, Susana Paula da Silva
dc.date.accessioned2024-03-20T12:02:05Z
dc.date.available2024-03-20T12:02:05Z
dc.date.issued2023
dc.descriptionTrabalho final de Mestrado para obtenção do grau de Mestre em Engenharia da Qualidade e Ambientept_PT
dc.description.abstractA adoção de um sistema de gestão da qualidade (SGQ) é uma decisão estratégica que potencia uma série de benefícios para qualquer tipo de organização, podendo-se considerar um investimento que permite o desenvolvimento sustentado da mesma, numa altura em que as exigências dos mercados e clientes aumentam. A certificação do SGQ é hoje um requisito para fornecedores de um número crescente de empresas públicas e privadas. Neste contexto, a empresa A Um - equipamentos e materiais de escritório, Lda, que desenvolve a sua atividade principal no âmbito de artigos de papelaria, procura diferenciar-se, tornando-se mais competitiva através da implementação do sistema de gestão da qualidade baseado na ISO 9001:2015. O trabalho desenvolvido na presente dissertação, teve assim por objetivo a conceção e o acompanhamento da implementação do SGQ segundo a NP EN ISO 9001:2015 na A Um. Para que a implementação decorresse em conformidade foi necessÔrio um estudo aprofundado de cada requisito e posterior interpretação e adaptação à realidade da empresa. Ocorreram também muitas ações de sensibilização e a produção de uma série de documentos completamente inexistentes até então, mas exigidos pela norma. Durante o processo de implementação surgiram dificuldades relacionadas essencialmente quanto ao limite temporal do trabalho versus o tempo necessÔrio para tratar das burocracias exigidas, bem como com a aceitação destas nos procedimentos diÔrios que jÔ ocorriam na empresa. Por esta razão a auditoria interna não foi executada, o que impossibilitou a conclusão do ciclo de implementação do SGQ proposto de acordo com o ISO 9001:2015. Contudo, todas as ferramentas necessÔrias à implementação do SGQ foram construídas e todo o trabalho contribuiu para a convicção de que, se a empresa A Um assegurar a continuidade e monitorização das prÔticas implementadas serÔ, num futuro próximo, capaz de implementar um SGQ bem-sucedido.pt_PT
dc.description.abstractThe adoption of a Quality Management System (QMS) is a strategic decision that provides a series of benefits for any type of organization. It can be considered an investment that allows its sustained development, at a time when market and customer demands are increasing. QMS certification is now a requirement for suppliers to a growing number of public and private companies. In this context, the company A Um - Equipamentos e materiais de escritório, Lda, which main activity is in the field of stationery, seeks to differentiate itself and becoming more competitive through the implementation of the Quality Management System based on ISO 9001:2015. The work carried out in this dissertation thus aimed at designing and monitoring the Implementation of the QMS, according to NP EN ISO 9001:2015, at A um. For the implementation to take place accordingly, it was necessary to carry out an in-depth study of each requirement and subsequent interpretation and adaptation to the company's reality. There were also awareness actions and the production of a series of documents, most of them required by the standard, and completely non-existent until then. During the implementation process, difficulties arose essentially related to the time limit of the work versus the time needed to deal with the required bureaucracies, as well as with their acceptance in the daily procedures that already took place in the company. For this reason, the internal audit was not performed, which made it impossible to complete the proposed QMS implementation cycle in accordance with ISO 9001:2015. Nevertheless, all tools necessary to implement the QMS were built and all the work contributed to the conviction that, if the company A Um ensures the continuity and monitoring of the implemented practices, it will be able, in the near future, to implement a successful QMS.
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationFERREIRA, Susana Paula da Silva - Implementação da norma ISO 9001:2015 numa empresa do sector comercial. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2023. Dissertação de Mestrado.pt_PT
dc.identifier.tid203469720
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/17194
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectSistema de gestão da qualidadept_PT
dc.subjectQualidadept_PT
dc.subjectISO 9001:2015pt_PT
dc.subjectQuality management’s system
dc.subjectQuality
dc.subjectISO 9001:2015
dc.titleImplementação da norma ISO 9001:2015 numa empresa do sector comercialpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboapt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
SusanaFerreira_47931_MEQA.pdf
Size:
3.2 MB
Format:
Adobe Portable Document Format