Publication
Quatro minutos e trinta e três segundos, por exemplo. O tempo cronometrado e a perceção subjetiva da duração em Merce Cunningham
dc.contributor.author | Fazenda, Maria José | |
dc.date.accessioned | 2020-03-26T14:02:49Z | |
dc.date.available | 2020-03-26T14:02:49Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | O modo como o bailarino sente o tempo e a forma como o coreógrafo reconfigura a experiência subjetiva do tempo são aspetos, associados a outros fatores constitutivos do movimento, como o espaço, através dos quais a dança se refere ao mundo, nas suas várias dimensões — social, cultural, política, ambiental. Partindo desta premissa, sugiro que, na obra de Merce Cunningham (1919-2009), a forma como o movimento é trabalhado no tempo constitui um fator determinante na representação em cena dos ideais de uma sociedade democrática, igualitária. Concomitantemente, não é negligenciável a liberdade percetiva que é concedida ao espectador. Analisando a forma como o coreógrafo concilia uma atitude inflexível relativamente ao tempo de ocorrência de um movimento, o recurso a métodos aleatórios na composição coreográfica e a valorização da sua expressão individual por parte de cada bailarino, e apoiada na distinção que Henri Bergson (1889) estabelece entre o tempo dividido, cronometrado, e a duração, a apreensão subjetiva do tempo, procurarei reforçar a ideia de que o pensamento e a prática de dança que Cunningham preconiza, a partir dos anos 1940, com a cumplicidade do compositor John Cage nos fez ver o mundo de uma forma como até aí não tinha sido representado em cena. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/11347 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | FBAUL — CIEBA | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Cunningham, movimento, coreografia, tempo, duração | pt_PT |
dc.title | Quatro minutos e trinta e três segundos, por exemplo. O tempo cronometrado e a perceção subjetiva da duração em Merce Cunningham | pt_PT |
dc.title.alternative | Maria José Fazenda | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 275 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 8 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 263 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista de Ciências da Arte nº 8 | Set. 2019 | pt_PT |
person.familyName | Fazenda Martins | |
person.givenName | Maria José | |
person.identifier.ciencia-id | C61E-74B8-62A9 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-2977-5945 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | c148290b-c52c-4577-bd43-cf89d8e975ac | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | c148290b-c52c-4577-bd43-cf89d8e975ac |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Fazenda. 2019. Quatro minutos e trinta e três segundos, por exemplo..pdf
- Size:
- 439.06 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: