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Quatro minutos e trinta e três segundos, por exemplo. O tempo cronometrado e a perceção subjetiva da duração em Merce Cunningham

dc.contributor.authorFazenda, Maria José
dc.date.accessioned2020-03-26T14:02:49Z
dc.date.available2020-03-26T14:02:49Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractO modo como o bailarino sente o tempo e a forma como o coreógrafo reconfigura a experiência subjetiva do tempo são aspetos, associados a outros fatores constitutivos do movimento, como o espaço, através dos quais a dança se refere ao mundo, nas suas várias dimensões — social, cultural, política, ambiental. Partindo desta premissa, sugiro que, na obra de Merce Cunningham (1919-2009), a forma como o movimento é trabalhado no tempo constitui um fator determinante na representação em cena dos ideais de uma sociedade democrática, igualitária. Concomitantemente, não é negligenciável a liberdade percetiva que é concedida ao espectador. Analisando a forma como o coreógrafo concilia uma atitude inflexível relativamente ao tempo de ocorrência de um movimento, o recurso a métodos aleatórios na composição coreográfica e a valorização da sua expressão individual por parte de cada bailarino, e apoiada na distinção que Henri Bergson (1889) estabelece entre o tempo dividido, cronometrado, e a duração, a apreensão subjetiva do tempo, procurarei reforçar a ideia de que o pensamento e a prática de dança que Cunningham preconiza, a partir dos anos 1940, com a cumplicidade do compositor John Cage nos fez ver o mundo de uma forma como até aí não tinha sido representado em cena.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11347
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherFBAUL — CIEBApt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectCunningham, movimento, coreografia, tempo, duraçãopt_PT
dc.titleQuatro minutos e trinta e três segundos, por exemplo. O tempo cronometrado e a perceção subjetiva da duração em Merce Cunninghampt_PT
dc.title.alternativeMaria José Fazendapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage275pt_PT
oaire.citation.issue8pt_PT
oaire.citation.startPage263pt_PT
oaire.citation.titleRevista de Ciências da Arte nº 8 | Set. 2019pt_PT
person.familyNameFazenda Martins
person.givenNameMaria José
person.identifier.ciencia-idC61E-74B8-62A9
person.identifier.orcid0000-0003-2977-5945
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationc148290b-c52c-4577-bd43-cf89d8e975ac
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