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Conceções dos alunos relativamente à sala de aula e à indisciplina

dc.contributor.advisorAlmeida, Tiagopt_PT
dc.contributor.authorAlarcão, Teresa de Jesus Rebelo de Andrade Noronha de
dc.date.accessioned2019-02-22T10:25:45Z
dc.date.available2019-02-22T10:25:45Z
dc.date.issued2018-12-13
dc.descriptionRelatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório desenvolve-se no âmbito da unidade curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Português e História e Geografia de Portugal (HGP) no 2.º Ciclo do Ensino Básico. O presente relatório inclui a descrição, análise e reflexão relativa à prática pedagógica desenvolvida no 1.º e no 2.º CEB, sendo apresentada também a investigação realizada na turma do 2.º ciclo. O trabalho inclui uma investigação realizada no contexto da PES, com o título de “Conceções dos alunos relativamente à escola e à indisciplina”. Este estudo tem como objetivo estudar as conceções dos alunos relativamente à sala de aula e à indisciplina e compreender a motivação dos alunos na frequência das aulas. Serão também apresentadas as conceções dos professores das turmas correspondentes onde o estudo foi realizado, pois a perspetiva do professor pode influenciar o comportamento dos alunos dentro e fora da sala de aula (Carita e Fernandes, 2012). Os objetivos específicos do estudo são: (i) identificar as conceções dos alunos sobre o que é indisciplina; (ii) elencar razões para indisciplina na sala de aula. O estudo apresentado é de natureza qualitativa, sendo utilizadas metodologias dessa natureza. De forma a concretizar o estudo, procurou-se conhecer as conceções dos alunos de cada uma das turmas, sendo o instrumento de recolha de dados utilizado para este estudo constituídos por duas partes distintas, sendo a primeira as entrevistas em grupo aos alunos – focus group – e a segunda as entrevistas aos professores cooperantes. Os resultados do estudo sugerem que as motivações dos alunos para frequentar a escola são as aprendizagens e a perspetiva que têm do futuro. Apesar de compreensão das regras, os alunos não as respeitam criando algumas situações de violências e indisciplina na sala de aula.pt_PT
dc.description.abstractABSTRAT The present report has been developed in the scope of the curricular unit (UC) Supervised Teaching Practice II (PESII), included in the Master’s Degree in Primary Education Teaching (CEB) and Portuguese and History and Geography of Portugal (HGP) in the 2nd Cycle of Basic Education. The present report includes the description, analysis and reflection regarding pedagogical practices developed in the 1st and 2nd Cycle of Basic Education, besides presenting an investigation undertaken in a 2nd cycle class. The paper comprises an investigation made in a Supervised Teaching Practice with the title “Students conceptions on School and Indiscipline”. The study has the purpose of studying the notions of the students with regard to classroom and unruliness and understanding their motivation in class attendance. In addition, the respective classes’ teachers ideas will also be presented, since it is considered to be a key determinant on students’ behaviour in and outside the classroom (Carita e Fernandes, 2012). The specific purposes of the study are: (i) identifying student’s conceptions on indiscipline (ii) listing reasons for classroom indiscipline. The presented study is qualitative in it’s nature, being that that is also the nature of the methodologies employed. In order to undertake the study, we have seeked to know the views of students from each of the classes, being the data collection method based in two distinct parts: group interviews to the students – focus group – and interviews to partner teachers. The results of the study suggest student’s motivations to attend school are both learning and their expectations for the future. Regardless of their understanding of the rules, students do not respect them, creating situations of violence and unruliness in the classroom.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationAlarcão, T. J. R. (2018). Conceções dos alunos relativamente à sala de aula e à indisciplina (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/9565pt_PT
dc.identifier.tid202105741
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/9565
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectIndisciplinapt_PT
dc.subjectConceções dos alunospt_PT
dc.subjectConceções dos professorespt_PT
dc.subjectIndisciplinept_PT
dc.subjectStudent’s conceptionspt_PT
dc.subjectTeacher’s conceptionspt_PT
dc.titleConceções dos alunos relativamente à sala de aula e à indisciplinapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico

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