Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O contributo da leitura de histórias na comunicação oral

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório PPS II - Carolina Vala.pdf1.08 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente Relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, apresenta uma componente teórica e investigativa, uma investigação-ação em jardim de infância, numa sala heterogénea, com 20 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. O objeto de estudo passou por perceber se o contacto com histórias influencia o desenvolvimento da linguagem oral, nomeadamente a comunicação oral, e se o envolvimento com os livros influencia o gosto das crianças pela leitura de histórias. Neste estudo pretendeu-se também mostrar como os livros e as histórias trazem aprendizagens significativas para a criança, a partir de atividades e experiências. É um estudo que se reflete em observações diárias e semanais, no projeto curricular de grupo, numa entrevista realizada à educadora cooperante e num questionário concretizado às famílias, visando a construção de conhecimentos. Os resultados evidenciam que as crianças do grupo desenvolveram a sua linguagem e melhoraram a sua comunicação oral, através de atividades baseadas em histórias e livros, e que o papel do/a educador/a é preponderante neste desenvolvimento. Para além da componente teórica e investigativa, este Relatório de Estágio apresenta também uma componente sobre a construção da profissionalidade, onde é apresentada uma reflexão sobre a minha prática em jardim de infância.
ABSTRACT This Report, carried out within the scope of the Master in Pre-School Education, presents a theoretical and research component, an action research study conducted in kindergarten with a heterogeneous group, composed by 20 children, aged between 3 and 6 years old. The study's aim was to understand if interacting with stories influences the development of oral language, namely, oral communication, and if the engagement with books influences the children's interest in reading storybooks. This study also intended to show to what extent books and stories contribute to the child's learning, based on activities and experiments. This study was based on daily and weekly observations, the group's curricular project, an interview with the cooperating educator, and a questionnaire filled in by the families, aiming at the construction of knowledge. The results showed that children in the group developed their language and improved their oral communication through activities based on stories and books, and that the role of the educator is pivotal in this development. In addition to the theoretical and research component, this Internship Report also includes a component on the construction of professionalism, in which a reflection on my practice in kindergarten is presented.

Description

Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar

Keywords

Jardim de Infância Investigação-ação Crianças Leitura de histórias Comunicação oral Kindergarten Action research Children Reading stories Oral communication

Citation

Vala, A. C. C. (2022). O contributo da leitura de histórias na comunicação oral (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/15640

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License