Repository logo
 
Publication

Contributos da folha de cálculo para o desenvolvimento do pensamento computacional e do pensamento algébrico, no contexto do 2.º CEB

dc.contributor.advisorBrunheira, Linapt_PT
dc.contributor.authorBarreiros, Maria João Garrido
dc.date.accessioned2024-01-19T11:19:53Z
dc.date.available2024-01-19T11:19:53Z
dc.date.issued2023-07-24
dc.descriptionRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório foi concretizado no contexto da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. A primeira parte deste documento contempla a descrição e análise da prática pedagógica desenvolvida no 1.º e no 2.º CEB. A segunda parte tem como objetivo compreender quais os contributos da folha de cálculo para o desenvolvimento do pensamento computacional e do pensamento algébrico, no contexto do 2º CEB. Mais concretamente, nesta investigação, pretende-se identificar as práticas de pensamento computacional que emergem com a utilização da folha de cálculo e compreender de que forma esta ferramenta contribui para a compreensão de expressões algébricas. O quadro teórico que orienta este estudo centra-se na explicitação do conceito de pensamento computacional e no seu desenvolvimento, na explicitação do conceito de pensamento algébrico e sua relação com o pensamento computacional. A metodologia adotada neste estudo é de investigação-ação e as técnicas de recolha de dados consistiram na observação direta participante, nas gravações de áudio e na recolha documental das produções escritas (folhas de cálculo) dos alunos. A análise de dados recolhidos durante o período de prática supervisionada no 2.º CEB, permitiu reconhecer que a folha de cálculo promove (i) a mobilização de práticas de pensamento computacional, em especial, de algoritmia, de reconhecimento de padrões e de depuração; (ii) a compreensão de expressões algébricas, uma vez que estabelece permite estabelecer relações entre a linguagem simbólica própria deste ambiente computacional e a simbologia algébrica.pt_PT
dc.description.abstractThe present report was carried out in the context of the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice II, within the Master's Degree in Teaching for the 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences for the 2nd Cycle of Basic Education. The first part of this document includes the description and analysis of the pedagogical practice developed in the 1st and 2nd Cycle of Basic Education. The second part aims to understand the contributions of the spreadsheet to the development of computational thinking and algebraic thinking in 2nd Cycle of Basic Education students. More specifically, this research aims to identify the practices of computational thinking that emerge with the use of the spreadsheet and understand how this tool contributes to the understanding of algebraic expressions. The theoretical framework guiding this study focuses on the explanation of the concept of computational thinking and its development, on the explanation of the concept of algebraic thinking and its relationship with computational thinking. The methodology adopted in this study is action research, and the data collection techniques consisted of participant observation, audio recordings, and documentary collection of students' written productions (spreadsheets). The analysis of data collected during the period of supervised practice in the 2nd Cycle of Basic Education allowed for the recognition that the spreadsheet promotes (i) the mobilization of computational thinking practices, especially algorithmic thinking, pattern recognition, and debugging; (ii) the understanding of algebraic expressions, as it establishes relationships between the symbolic language specific to this computational environment and algebraic symbolism.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationBarreiros, M. J. G. (2023). Contributos da folha de cálculo para o desenvolvimento do pensamento computacional e do pensamento algébrico, no contexto do 2.º CEB (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/16916pt_PT
dc.identifier.tid203374444
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/16916
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPensamento computacionalpt_PT
dc.subjectPensamento algébricopt_PT
dc.subjectFolha de cálculopt_PT
dc.subjectComputational thinkingpt_PT
dc.subjectAlgebraic thinkingpt_PT
dc.subjectSpreadsheetpt_PT
dc.titleContributos da folha de cálculo para o desenvolvimento do pensamento computacional e do pensamento algébrico, no contexto do 2.º CEBpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
MBarreiros_vf.pdf
Size:
1.96 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: