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- Contributos da folha de cálculo para o desenvolvimento do pensamento computacional e do pensamento algébrico, no contexto do 2.º CEBPublication . Barreiros, Maria João Garrido; Brunheira, LinaO presente relatório foi concretizado no contexto da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. A primeira parte deste documento contempla a descrição e análise da prática pedagógica desenvolvida no 1.º e no 2.º CEB. A segunda parte tem como objetivo compreender quais os contributos da folha de cálculo para o desenvolvimento do pensamento computacional e do pensamento algébrico, no contexto do 2º CEB. Mais concretamente, nesta investigação, pretende-se identificar as práticas de pensamento computacional que emergem com a utilização da folha de cálculo e compreender de que forma esta ferramenta contribui para a compreensão de expressões algébricas. O quadro teórico que orienta este estudo centra-se na explicitação do conceito de pensamento computacional e no seu desenvolvimento, na explicitação do conceito de pensamento algébrico e sua relação com o pensamento computacional. A metodologia adotada neste estudo é de investigação-ação e as técnicas de recolha de dados consistiram na observação direta participante, nas gravações de áudio e na recolha documental das produções escritas (folhas de cálculo) dos alunos. A análise de dados recolhidos durante o período de prática supervisionada no 2.º CEB, permitiu reconhecer que a folha de cálculo promove (i) a mobilização de práticas de pensamento computacional, em especial, de algoritmia, de reconhecimento de padrões e de depuração; (ii) a compreensão de expressões algébricas, uma vez que estabelece permite estabelecer relações entre a linguagem simbólica própria deste ambiente computacional e a simbologia algébrica.
- Albus: registos de um ciclo que é um projeto de artes performativasPublication . Neves, Adriana Figueiredo das; Rosa, Armando NascimentoÁlbum ou “ALBUS1” tem origem no latim e significa “branco”: “Em tempos clássicos, era o livro em branco onde o Pontífice Máximo registava factos transcorridos durante o ano, bem como nomes importantes.”. Neste projeto, o “ALBUS” ganha mais dimensões, da folha de papel cresce uma coleção que se pode absorver com todos os sentidos. Este processo surge da cocriação entre dois artistas com raízes na mesma terra que se provocam a desacelerar para poder observar melhor os ciclos da natureza e de si mesmos. A partir daqui surgem questões que não têm como princípio serem respondidas, mas sim exploradas: Como é que entender os ciclos que nos rodeiam, nos ajuda a viver melhor as diferentes fases? Como olhar para os ciclos e ver a dualidade das passagens? Como é que compreender o ciclo pode trazer a aceitação do fim? Para o nosso laboratório começámos por reunir materiais relacionados às questões que foram surgindo “por analogia ou associação morfológica (forma e estrutura), semântica (significados e evocações psicológicas) e sensorial (textura, cor, aroma, sabor, luz e as suas inflexões, sons)”2. Deparámo-nos com um chão atolado de tecidos, memórias, experiências gráficas, terra, sons, palavras que se cospem sozinhas, movimentos que surgem de improvisações que trazem estímulos intemporais e que ficam gravados no nosso corpo. A partir daqui é necessário organizar o caos. Formam-se partituras, que, em modo “tentativa - erro” começam a ser refinadas para encontrarmos uma ordem que nos satisfaça, mesmo que esta satisfação seja momentânea e por isso o processo não tem fim. A regra é a mesma para todos: nascer, viver e morrer. Mas e se pudéssemos renascer as vezes que quiséssemos? Recomeçamos as vezes que forem necessárias, e cada momento vivido será absorvido para se refletir no seguinte. A procura é constante, a repetição, exaustiva, e torna-se “não-repetição”, originando momentos singulares.
- O impacto da presença de crianças com necessidades educativas especiais num grupo de jardim-de infância: potencialidades e desafiosPublication . Santos, Joana Pinto dos; Sousa, CarlaO relatório apresentado advém da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), incluída no Mestrado de Educação Pré-Escolar. Este documento visa apresentar uma reflexão fundamentada sobre a experiência em contexto de jardim-de-infância que teve a duração de, aproximadamente, 11 semanas numa instituição de ensino privado, numa sala com dezasseis crianças de 4 anos que pratica a educação inclusiva. Durante a PPS II observei vários momentos que potenciam o desenvolvimento de valores nas crianças, principalmente na relação com os pares. Com estas informações, o meu interesse incidiu nas interações entre os vários elementos de sala e no contributo que cada um fornece ao outro e ao grupo. Assim, o presente relatório intitula-se de “O impacto da presença de crianças com necessidades educativas especiais numa sala de jardim-de-infância: potencialidades e desafios” e os objetivos, consoante as observações iniciais, eram (i) compreender as interações sociais do grupo; (ii) valorizar a importância da diferenciação pedagógica; (iii) conhecer estratégias de ação educativa num grupo inclusivo. Neste sentido, optei por uma metodologia de estudo de caso com abordagem qualitativa. Em relação à recolha de dados, foi realizada de duas formas: observação participante e não participante (com registo de notas de campo), e entrevista semiestruturada e aberta a profissionais da área. A investigação permitiu conhecer e compreender um vasto leque de estratégias utilizadas em sala para a inclusão de todas as crianças do grupo, respeitando as características de cada uma. Valores como a autonomia, a confiança e o respeito, são potenciados através de cada ação do educador.
- The impact of COVID-19 pandemic on South Asian stock marketsPublication . Jesus Silva, Natacha; Baptista, Nuno; Dos Santos, Maria José Palma LampreiaThe main aim of this paper is to analyze the impact of the world pandemic COVID-19 onthe efficiency of capital markets in countries of South Asia, namely, the market effi ciency of these stock markets in the pre and post-COVID-19 global wave. The method includes an econometric model based on time series analysis. Information and data come from the stock índices of Asian countries from July2018 to July2021. The results confirm that despite all financial markets presenting efficient results before the global outbreak, after the COVID-19 pandemic, all the financial markets reduced efficiency, as expected. These results benefit the regulators of financial markets and investors to forecast and anticipate adjusted financial measures and policy decision-makers.
- “Vamos conversar?” A influência da pandemia de COVID-19 no desenvolvimento da linguagem oral em crianças de idade pré-escolarPublication . Cardoso, Maria Pena Monteiro Faro Clara Cordovil; Sousa, CarlaO presente relatório, elaborado no contexto da Unidade Curricular (UC) de Prática Profissional Supervisionada (PPS), módulo II, trata-se de um trabalho de reflexão-apresentação da minha prática como educadora estagiária num Jardim de Infância (JI) com crianças entre os 3 e os 5 anos, que pretende descrever este percurso de estágio, não só na sua dimensão de intervenção pedagógica, mas também através de um trabalho reflexivo despertado por esta. Para esse efeito, é feita uma caracterização do contexto em que decorreu o estágio, e uma análise reflexiva da intervenção feita, centrada nas suas intencionalidades educativas. A par destas, apresenta-se ainda uma investigação que procura responder a um problema suscitado pelo trabalho desenvolvido ao longo do estágio acerca do impacto que teve a pandemia Covid-19 no desenvolvimento da linguagem oral das crianças em idade pré-escolar. Essa investigação foi guiada por dois objetivos: por um lado, caracterizar os efeitos da pandemia no desenvolvimento da linguagem oral em crianças de idade pré-escolar e, por outro, caracterizar as perceções da educadora cooperante sobre os efeitos da pandemia no desenvolvimento da linguagem nessas crianças. Em termos de metodologia, trata-se de um estudo de caso, centrado na consulta documental, análise de observações e reflexões e análise de entrevista à educadora, que permitiu não só concluir que os efeitos da pandemia terão sido inibidores do desenvolvimento da linguagem oral, mas também aflorar a importante relação que se pode estabelecer entre a o desenvolvimento da linguagem oral e prática educativa em idade pré-escolar. Neste sentido, este estudo contribui para a discussão geral acerca do impacto social da pandemia de Covid-19 em Portugal e no mundo, em particular, no que diz respeito ao mundo da educação pré-escolar, mas também, e principalmente, para reforçar a importância pedagógica que o desenvolvimento da linguagem oral assume na educação pré-escolar.
- Memorização musical: avaliação de diferentes estratégias e métodos de ensinoPublication . Cebola, António Pedro de Oliveira; Henriques, MiguelResumo I (Prática Pedagógica) - O presente relatório de Estágio do Ensino Especializado foi realizado no ano lectivo 2022/2023 no Conservatório de Música de Cascais. A prática pedagógica foi desenvolvida no contexto de um estágio em exercício, com a orientação da disciplina de Piano a três alunos de diferentes níveis (Iniciação III, 4º e 8º graus). Realizaram-se planos anuais e semanais que, apesar de constituírem um desafio, contribuíram para melhorar o aproveitamento e qualidade das aulas dadas. Neste relatório procedeu-se à caracterização da escola onde foi realizado o estágio e dos alunos que nele participaram. Também se identificaram as práticas educativas desenvolvidas, apresentando uma descrição das diferentes actividades realizadas e dos diferentes desafios que surgiram no decorrer do estágio.