Repository logo
 
Publication

Perceção dos docentes sobre o processo de recolha de dados nas plataformas digitais online em educação

dc.contributor.authorSouza, Joana
dc.contributor.authorCardoso, Adriana
dc.date.accessioned2023-09-07T11:03:22Z
dc.date.available2023-09-07T11:03:22Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo avaliar a perceção de docentes de 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico e de estudantes a frequentar mestrados que habilitam para a docência relativamente ao processo de recolha de dados nas plataformas digitais usadas em contexto educativo. O estudo assenta numa metodologia de base qualitativa. Para a recolha de dados, recorreu-se à implementação de um processo de focus group, procedendo-se posteriormente à transcrição e análise de conteúdo das sessões. A sessão de focus group organizou-se em torno de duas atividades: uma atividade de reflexão em torno das das plataformas sociais (e.g. Facebook, Instagram ou Spotify) e outra atividade centrada nas plataformas digitais em educação. A análise de conteúdo relativa às duas atividades permitiu identificar as seguintes categorias emergentes: (i) recolha e análise de dados; (ii) objetivos; (iii) questões relacionadas com a privacidade, a vigilância e a ética. Na discussão dos grupos em torno da utilização das plataformas digitais online no ensino, foram mencionadas ainda vantagens e desvantagens do uso de plataformas digitais em educação.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/acceptedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSouza, J., & Cardoso, A. (2023). Perceção dos docentes sobre o processo de recolha de dados nas plataformas digitais online em educação. Atas do 12.º Congresso SOPCOM: Comunicação & Disrupção: desafios culturais, societais e tecnológicos. SOPCOM – Associação Portuguesa de Ciências da Comunicaçpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/16449
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherSOPCOM – Associação Portuguesa de Ciências da Comunicaçpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPerceção dos docentespt_PT
dc.subjectTransição digitalpt_PT
dc.subjectPlataformas digitaispt_PT
dc.subjectDatification na educaçãopt_PT
dc.subjectPráticas digitais na educaçãopt_PT
dc.subjectIPL/2021/ComRED_ESELxpt_PT
dc.titlePerceção dos docentes sobre o processo de recolha de dados nas plataformas digitais online em educaçãopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
person.familyNameCardoso
person.givenNameAdriana
person.identifier.orcid0000-0003-3551-0740
person.identifier.scopus-author-id47561208400
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication3a2df282-b948-491a-a82c-36146974cb6a
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery3a2df282-b948-491a-a82c-36146974cb6a

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Perceção dos docentes sobre o processo de recolha de dados nas plataformas digitais online em educação.pdf
Size:
2.4 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections