Repository logo
 
Publication

A imagética e a técnica de dança clássica: diferentes modos de aplicação em alunos do 4º ano do Conservatório de Dança do Norte

dc.contributor.advisorNascimento, Vanda
dc.contributor.authorSoares, Samanta Cristina Osório Figueiredo
dc.date.accessioned2018-06-11T09:27:23Z
dc.date.available2018-06-11T09:27:23Z
dc.date.issued2017-11-16
dc.descriptionRelatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dançapt_PT
dc.description.abstractO presente estudo, desenvolvido em cooperação com o Conservatório de Dança do Norte, pretendeu aplicar a imagética na aula de Técnica de Dança Clássica, em ambientes progresivamente mais cooperativos, passando por uma fase inicial de aplicação individual até à aplicação da imagem em grupo cooperativo, fundamentado na Zona de Desenvolvimento Próximo de Vygotsky. Os resultados revelaram pequenos indícios favoráveis ao desenvolvimento de estratégias de trabalho cooperativas para aplicação de temáticas de imagem, com o propósito de estimular o desenvolvimento técnico consciente e ativo, especialmente direcionado para acompanhar alunos vocacionais adolescentes. Sugerem-se mais estudos nesta área, em diversos ambientes, visando uma maior compreensão das dinâmicas patentes nas turmas, numa procura das estratégias mais eficazes para trabalhar com alunos desta faixa etária.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT - This study was developped in cooperation with the Conservatório de Dança do Norte, and aimed to use imagery in the Technical Ballet Class, within a gradually more cooperative environment, starting by applying the image individually and progressing to the cooperative group setting, based on the Zone of Proximal Development (Vygotsky). Results have shown small indications favourable to the development of cooperative work strategies in the use of imagery to stimulate the conscient, active, technical development of the adolescent vocational dance student. Further research is suggested, in multiple environments, aiming at an enhanced understanding of the class dynamics, searching for the most effective strategies to work with students of this age group.en
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid201773147
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/8600
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectConservatório de Dança do Nortept_PT
dc.subjectImagéticapt_PT
dc.subjectZona de Desenvolvimento Próximopt_PT
dc.subjectTrabalho cooperativopt_PT
dc.subjectAdolescentespt_PT
dc.subjectImagerypt_PT
dc.subjectZone of Proximal Developmentpt_PT
dc.subjectCooperative workpt_PT
dc.subjectAdolescentspt_PT
dc.titleA imagética e a técnica de dança clássica: diferentes modos de aplicação em alunos do 4º ano do Conservatório de Dança do Nortept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
RF_MED_2017_SamFig.pdf
Size:
5.64 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: