Browsing by Issue Date, starting with "2017-11-16"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Estratégias promotoras de autonomia na aprendizagem da técnica de dança clássica: estudo da sua aplicação em alunos do 3º ano do Ginasiano Escola de DançaPublication . Vasconcelos, Marta Oliveira Almeida Sousa de; Marques, Ana SilvaO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa, e resultou de um estágio profissional desenvolvido no Ginasiano Escola de Dança, no ano letivo 2016 a 2017. A área de intervenção foi em Técnica de Dança Clássica, numa turma do 3º ano do Ensino Artístico Especializado (correspondente ao 7º ano do ensino geral). Neste estudo pretendeu-se explorar a autonomia na aprendizagem e analisar a sua relação com a motivação intrínseca e aprendizagens significativas. A fundamentação teórica deste estudo teve por base a Teoria da Autodeterminação, desenvolvida por Edward Deci e Richard Ryan, na qual a autonomia surge como uma das três necessidades psicológicas básicas que necessitam de ser satisfeitas para que um indivíduo possa comprometer-se numa atividade volitivamente. A metodologia aplicada foi a de Investigação-ação, utilizando vários instrumentos de recolha de dados a grelhas de observação, questionários e diários de bordo. O estágio compreendeu diferentes fases: observação estruturada, participação acompanhada, lecionação e colaboração em outras atividades pedagógicas, nas quais as estratégias previamente delineadas foram implementadas de acordo com as atividades escolares e as necessidades da turma. Após a análise e discussão dos resultados obtidos, concluiu-se que as estratégias implementadas desenvolveram a autonomia na aprendizagem. Verificou-se que esta pode levar a aprendizagens significativas, onde o professor desempenha um papel determinante na sua promoção e em que o seu processo exige tempo. A sua correlação com um aumento da motivação não foi possível de comprovar, sendo necessário um estudo mais aprofundado, para se obter conclusões mais específicas.
- A imagética e a técnica de dança clássica: diferentes modos de aplicação em alunos do 4º ano do Conservatório de Dança do NortePublication . Soares, Samanta Cristina Osório Figueiredo; Nascimento, VandaO presente estudo, desenvolvido em cooperação com o Conservatório de Dança do Norte, pretendeu aplicar a imagética na aula de Técnica de Dança Clássica, em ambientes progresivamente mais cooperativos, passando por uma fase inicial de aplicação individual até à aplicação da imagem em grupo cooperativo, fundamentado na Zona de Desenvolvimento Próximo de Vygotsky. Os resultados revelaram pequenos indícios favoráveis ao desenvolvimento de estratégias de trabalho cooperativas para aplicação de temáticas de imagem, com o propósito de estimular o desenvolvimento técnico consciente e ativo, especialmente direcionado para acompanhar alunos vocacionais adolescentes. Sugerem-se mais estudos nesta área, em diversos ambientes, visando uma maior compreensão das dinâmicas patentes nas turmas, numa procura das estratégias mais eficazes para trabalhar com alunos desta faixa etária.
- AA-Maps: attenuation and accumulation maps for spatio-temporal event visualisationPublication . Albino, Catarina; Moura Pires, João; Datia, Nuno; Silva, Ricardo Almeida; Santos, Maribel YasminaSome phenomena, such as crimes in a city, fires occurred in a country and road accidents can be interpreted as sets of spatio-temporal events. A spatio-temporal event is described by a geographic location, a time instant and other characterising attributes. The cartographic visualisation of spatio-temporal events remains unresolved, due to the challenges related with portraying multiple dimensions simultaneously: the spatial, the temporal and the semantic (zero or more dimensions) phenomenon's components. In this context, this article presents the Attenuation and Accumulation Maps (AA-Maps). The main idea of this visualisation analytic approach consists in showing in a map, the resulting effect of combining attenuation and accumulation, from a temporal reference of observation, given a spatio-temporal Level of Detail (LoD). Imagine the footprints of people crossing a garden in various directions. They leave different traces that summarize the cumulative effect of the footprints on the grass, which is attenuated as time goes by. AA-Maps support different combinations of attenuation and accumulation functions. In addition, this method also enables analysis with different Levels of Detail (LoD), both spatial and temporal. This allows distinct analytic perspectives of the phenomenon while promoting the search for the most suitable parametrization for its characteristics.
- A experiência intersubjetiva e a atividade comunicacionalPublication . Centeno, Maria JoãoPartindo das ideias de transmissão e interação, muito frequentes nos estudos sobre a comunicação, este paper apresenta e problematiza a experiência intersubjetiva como o domínio da comunicação. O ponto de partida é o artigo que Adriano Duarte Rodrigues publicou, em 2016, na revista Intexto (nº 37) com o título “A natureza intersubjetiva da comunicação”. Considerando a comunicação como uma atividade dos seres humanos, o trabalho dos estudiosos desta área é delimitado pelo entendimento sobre as condições em que os seres humanos desencadeiam a atividade comunicacional. “Os seres humanos desencadeiam a atividade comunicacional sempre que se encontram num mesmo ambiente, se reconhecem mútua e reciprocamente como parceiros de interação e estão centrados no mesmo foco de atenção” (Rodrigues, 2016: 81); estas são as quatro componentes da atividade comunicacional que os estudos sobre a comunicação devem tomar como objeto de estudo. O que se pretende neste paper é problematizar cada uma destas componentes assegurando que a comunicação só se constitui como campo do saber quando considerada como a atividade que os seres humanos desencadeiam sempre que se encontram no mesmo ambiente, ambiente que, por sua vez, é constituído por diferentes dispositivos técnicos, que vão da linguagem às mais recentes plataformas digitais. A linguagem é o dispositivo técnico que regula a constituição do ambiente em que funcionam todas as dimensões da atividade comunicacional. Os outros dispositivos técnicos têm autonomizado uma ou outra das dimensões da atividade comunicacional face a face, tendo em vista, com essa autonomização, a solução, em particular, das limitações que decorrem do espaço e do tempo que a caracteriza. É este o enquadramento em que a comunicação se assume como um domínio científico específico, com um objeto próprio, distinto das outras ciências.
- Redes de acesso em fibra ótica : situação atual e evoluçãoPublication . Oliveira, António Carlos Martins; Pinho, Pedro Renato Tavares de; Casaleiro, João Luís RibeiroAs redes de acesso ótico, têm sido consideradas uma solução definitiva para o problema da limitação de largura de banda quando comparadas com outras soluções. Por essa razão, as redes PON (Passive Optical Network) têm tido um crescimento enorme nos últimos anos, oferecendo diversas soluções ao cliente final quer este seja residencial ou empresarial. O sucesso desta tecnologia é tal, que a penetração do serviço tem batido recordes de adesão dadas as vantagens das fibras óticas. Pretende-se com esta dissertação, dimensionar uma rede GPON (Gigabit Passive Optical Network) numa área de cobertura da zona de Lisboa, para ser explorada por duas operadoras concorrentes. Para tal, utilizou-se o software AutoCad com cartografia georreferenciada da zona de cobertura em questão. A rede foi projetada para uma taxa de penetração de 100 % (50 % para cada operadora). Dividiu-se a zona de cobertura em células e posteriormente em microcélulas, sendo que para cada edifício aí existente foram projetadas fibras ativas para alimentar os diferentes ONTs (Optical Network Terminal) na rede do cliente. De igual forma, projetaram-se também os equipamentos passivos a serem instalados na célula projetada, desde o CO (Central Office), ao ODN (Optical Distribution Network) até a rede do cliente. De seguida, fez-se o levantamento destes equipamentos e avaliou-se a viabilidade económica da rede GPON implementada, bem como o tempo de retorno do investimento inicial. Finalmente, introduziu-se a tecnologia XGPON (10-Gigabit-capable Passive Optical Network) sobre a mesma rede de acesso, permitindo desta forma ter uma oferta maior em termos de largura de banda. Em termos médios, pode afirmar-se que o custo de implementação de uma célula ronda valores entre 150 000 € e 200 000 €, sendo que o tempo de retorno é de cerca de um ano e três meses ou um ano e seis meses, dependendo da taxa de penetração dos serviços solicitados pelos diferentes clientes.