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A justificação de generalizações em geometria na formação inicial de professores

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Esta comunicação enquadra-se numa experiência de formação com futuras professoras e educadoras do 2.º ano de uma LEB, em que estas produziram justificações de generalizações num contexto de ensino exploratório. O estudo tem como objetivo compreender a forma como justificam generalizações sobre famílias de figuras geométricas. Os dados foram recolhidos por registos áudio e vídeo e das produções escritas das formandas, focando-se nos argumentos usados para justificar generalizações sobre famílias de figuras. Na análise, mereceu especial atenção o tipo de argumentos, o seu grau de generalidade e a sua validade. Os resultados mostram que as formandas revelam dificuldades sobre o que significa justificar e sobre o processo de justificar generalizações, apresentando inicialmente argumentos inadequados. A associação da justificação ao investigar o porquê da generalização, bem como a natureza da tarefa e a interação na sala de aula, potenciaram a melhoria das justificações. Destaca-se a necessidade de enfatizar a construção de um discurso argumentativo que evidencie que a generalização se aplica a todo o domínio considerado.

Description

Keywords

Geometria Raciocínio Justificação Generalização Formação inicial

Citation

Brunheira, L. & Ponte, J. P. (2017). A justificação de generalizações em geometria na formação inicial de professores. In H. Oliveira, L. Santos, A. Henriques, A. P. Canavarro & J. P. Ponte (Eds.), Atas do Encontro de Investigação em Educação Matemática (pp. 147-161). Lisboa: Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática.

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Lisboa: Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática.

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