Repository logo
 
Publication

O papel das relações públicas estratégicas para a igualdade de género no contexto empresarial

dc.contributor.advisorPereira, Sandra Cristina Martinspor
dc.contributor.authorQuaresma, Sara Faria
dc.date.accessioned2025-02-05T11:23:44Z
dc.date.available2025-02-05T11:23:44Z
dc.date.issued2024-12-09
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.
dc.description.abstractEste relatório de estágio tem como objetivo principal compreender a importância das relações públicas numa estratégia de promoção da igualdade de género no contexto organizacional. Fundamentado nas áreas disciplinares das relações públicas e da comunicação organizacional, a pesquisa destaca a relevância de uma abordagem que vá além das definições tradicionais, incorporando perspetivas sociais e pós-modernas das RP. Num cenário onde questões como a diversidade, a igualdade e a inclusão são cada vez mais reconhecidas como essenciais para o sucesso organizacional, o estudo procura compreender como uma estratégia de comunicação, planeada e concertada com os objetivos corporativos, pode ajudar a enfrentar e mitigar as desigualdades de género no contexto de uma organização do grande retalho. A experiência de estágio na Direção de Employer Branding, no El Corte Inglés, serve como ponto de partida para observar a implementação do Plano de Igualdade de Género da empresa e as práticas de comunicação associadas. As conclusões sintetizam os principais temas discutidos, avaliando o desenrolar e o impacto das ações de comunicação na promoção de uma cultura organizacional inclusiva e equitativa. O estudo pretende não apenas contribuir para um melhor entendimento do contributo da função estratégica das Relações Públicas para o sucesso de uma política de igualdade de género, mas também fornecer insights para futuras discussões, práticas e políticas organizacionais tendentes a um maior sucesso.por
dc.description.abstractABSTRACT: This internship report's main goal is to understand the importance of public relations in a strategy to promote gender equality in the organizational context. Based on the disciplinary areas of public relations and organizational communication, the research highlights the relevance of an approach that goes beyond traditional definitions, incorporating social and postmodern perspectives of PR. In a scenario where issues such as diversity, equality and inclusion are increasingly recognized as essential for organizational success, the study seeks to understand how a communication strategy, planned and coordinated with corporate objectives, can help to face and mitigate inequalities in gender in the context of a large retail organization. The internship experience in Employer Branding Management, at El Corte Inglés, serves as a starting point to observe the implementation of the company's Gender Equality Plan and associated communication practices. The conclusions summarize the main themes discussed, evaluating the development and impact of communication actions in promoting an inclusive and equitable organizational culture. The study aims not only to contribute to a better understanding of the contribution of the strategic role of Public Relations to the success of a gender equality policy, but also to provide insights for future discussions, practices and organizational policies aimed at greater success.eng
dc.identifier.citationQuaresma, S. F. (2024). O papel das relações públicas estratégicas para a igualdade de género no contexto empresarial. [Relatório de estágio de mestrado, Escola Superior de Comunicação Social]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/21377por
dc.identifier.tid203794745por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/21377
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectRelações públicas estratégicaspor
dc.subjectTeoria da excelênciapor
dc.subjectIgualdade de géneropor
dc.subjectStrategic public relationseng
dc.subjectExcellence theoryeng
dc.subjectGender equalityeng
dc.subjectDEI
dc.subjectGender-Washingeng
dc.titleO papel das relações públicas estratégicas para a igualdade de género no contexto empresarialpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpor
oaire.citation.titleO papel das relações públicas estratégicas para a igualdade de género no contexto empresarial
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_be7fb7dd8ff6fe43

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese - Final.docx (1).pdf
Size:
6.17 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: