Repository logo
 
Publication

Desenvolvimento da competência ortográfica: um estudo comparativo entre alunos de 4.° e 5.° ano

dc.contributor.advisorSousa, Otíliapt_PT
dc.contributor.authorCarvalho, Maria Francisca Lima
dc.date.accessioned2024-12-27T09:42:20Z
dc.date.available2024-12-27T09:42:20Z
dc.date.issued2024-07-26
dc.descriptionRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada II, inserida no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico. O relatório encontra-se dividido em duas partes principais. A primeira parte é referente às práticas pedagógicas desenvolvidas no 1.º e 2.º CEB, mais especificamente em turmas de 4.º e 5.º ano. A segunda diz respeito ao estudo desenvolvido no decorrer da prática que se designa por Desenvolvimento da Competência Ortográfica: Um Estudo Comparativo entre Alunos de 4.° e 5.° Ano. Dada a importância do domínio da escrita, o presente estudo tem por objetivo geral comparar os erros ortográficos de alunos de 4.º e 5.º ano, identificando as semelhanças e diferenças, alicerçado nos seguintes objetivos específicos: (i) Identificar e categorizar os erros cometidos pelos alunos; (ii) Comparar os tipos de erros entre os anos de escolaridade e (iii) Compreender padrões de desenvolvimento. Para concretizar os objetivos delineados, aplicaram-se técnicas de recolha de dados de natureza mista, mais concretamente a realização de um ditado de texto e um questionário relativo a questões socioeconómicas e culturais e hábitos leitores. Os resultados do estudo revelam que os alunos de 4.º ano apresentam uma menor incidência de desvios ortográficos comparativamente aos alunos de 5.º, supondo-se que esta discrepância provém da diferença existente entre os meios em que os alunos se encontram.pt_PT
dc.description.abstractThis report was prepared as part of the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice II, within the Master's Degree in Teaching for the 1st Cycle of Basic Education and Portuguese, History, and Geography of Portugal for the 2nd Cycle of Basic Education. The report is divided into two main sections. The first section reflects on and discusses the pedagogical practices developed in the 1st and 2nd Cycles of Basic Education, specifically in 4th and 5th grade classes. The second section presents the study conducted during the practicum, titled "Identification of Patterns in the Development of Orthographic Competence." Given the importance of spelling proficiency, this study aims to compare the spelling errors of 4th and 5th graders, identifying their similarities and differences. The specific objectives are: (i) to identify and categorize the students' spelling errors; (ii) to compare the types of errors between different years of schooling; and (iii) to understand patterns in spelling development. To achieve these objectives, mixed data collection techniques were employed, including a text dictation and a questionnaire related to socioeconomic issues and reading habits. The results of the study suggest that 4th graders have a lower incidence of spelling errors compared to 5th graders. This can be traced back to the different students’ literate backgrounds.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationCarvalho, M. F. L. (2024). Desenvolvimento da competência ortográfica: um estudo comparativo entre alunos de 4.° e 5.° ano (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/18076pt_PT
dc.identifier.tid203719549
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/18076
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCompetência ortográficapt_PT
dc.subjectEscritapt_PT
dc.subjectPadrões de desenvolvimento ortográficopt_PT
dc.subjectContexto sócio-económicopt_PT
dc.subjectSpelling competencept_PT
dc.subjectWritingpt_PT
dc.subjectDevelopment patterns of spellingpt_PT
dc.subjectSocioeconomic contextpt_PT
dc.titleDesenvolvimento da competência ortográfica: um estudo comparativo entre alunos de 4.° e 5.° anopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório Final_Mª Francisca Carvalho.pdf
Size:
2.92 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: