Repository logo
 
Publication

Big Data e a competitividade empresarial – Como os dados estão a mudar a dinâmica do mercado

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorJustino, Maria do Rosário
dc.contributor.authorCigarra Cardoso, Maria Beatriz
dc.date.accessioned2025-08-26T14:25:35Z
dc.date.available2025-08-26T14:25:35Z
dc.date.issued2025-03
dc.description.abstractAtravessamos uma fase em que a tecnologia tem grande impacto na vida das pessoas, quer a nível laboral, quer a nível pessoal. Com o uso massivo da tecnologia, a importância de analisar dados aumentou e originou o conceito de Big Data. Numa simples compra online, desde o momento em que é iniciada a pesquisa até ao envio da encomenda, vamos deixando pelo caminho “migalhas de informação” impossíveis de apagar e que traçam padrões comportamentais, padrões estes que podem ser muito úteis para as empresas. As organizações encontram-se em constante mutação e aprendizagem, e as inovações tecnológicas são primordiais para o conhecimento do mercado contribuindo como fator fundamental para atingirem o seu principal objetivo que é o lucro. É fundamental conhecer as empresas concorrentes e perceber os gostos dos clientes, pelo que o Big Data pode ser um aliado de peso. Esta dissertação aborda o conceito e a aplicabilidade do Big Data nas organizações, o objetivo principal é entender as vantagens do uso de ferramentas de Big Data, no que à competitividade empresarial diz respeito, bem como os principais impactos resultantes da utilização das mesmas.por
dc.description.abstractWe are going through a phase where technology has a significant impact on people's lives, both in the workplace and personally. With the widespread use of technology, the importance of data analysis has increased, giving rise to the concept of Big Data. In a simple online purchase, from the moment the search is initiated until the order is shipped, we leave behind “information crumbs” that are impossible to erase, creating behavioural patterns. These patterns can be extremely useful for companies. Organizations are in constant change and learning, and technological innovations are essential for market knowledge, serving as a key factor in achieving their main goal, which is profit. It is crucial to understand competing companies and recognize customer preferences, where Big Data can be a powerful ally. This dissertation addresses the concept and applicability of Big Data in organizations, with the main goal of understanding the advantages of using Big Data tools in terms of business competitiveness, as well as the main impacts resulting from their use.eng
dc.identifier.tid203963954
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/22040
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectBig Data
dc.subjectOrganizações
dc.subjectImpacto
dc.subjectFerramentas
dc.subjectCompetitividade empresarial
dc.subjectOrganizations
dc.subjectImpact
dc.subjectTools
dc.subjectBusiness competitiveness
dc.titleBig Data e a competitividade empresarial – Como os dados estão a mudar a dinâmica do mercadopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Controlo de Gestão e Avaliação de Desempenho

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação_Beatriz_Cardoso_-_VF_08.04__2_ (1).pdf
Size:
699.5 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: