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Rede de elétricos de Lisboa – Perspetivas de evolução: estudo de viabilidade

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Abstract(s)

A forma como os transportes se organizam e operam, constitui um elemento fundamental, no desenvolvimento social e económico de uma cidade, região ou país. As razões que levaram ao presente estudo, decorrem no essencial: • da necessidade de uma melhor adaptação da rede de transportes públicos na cidade de Lisboa, com instalação de redes de sistemas de transporte (de natureza ferroviária ou não), que assentam numa aposta clara na dinamização da chamada “mobilidade sustentada”; • do ajustamento às alterações socioeconómicas, entretanto, verificadas; • da necessidade de melhoria da qualidade da oferta do trasporte coletivo e por consequência da necessária redução no uso do transporte individual em meio urbano; • da necessidade de redução das emissões dos chamados “gases de efeito de estufa” (GEE), com todas as vantagens daí decorrentes, à semelhança do já ocorrido em outras cidades europeias. Com bases nestes pressupostos, o presente documento, tem como principal objetivo a elaboração de um Estudo de Viabilidade (EV) relativo à reativação de um corredor para o modo elétrico, concretamente entre a zona de Campolide e o Cemitério do Alto de São João, bem como, a partir deste, a criação de um outro, que permita o estabelecimento de uma nova ligação à zona oriental de Lisboa (Gare do Oriente), para este tipo de transporte. Complementarmente, com esta nova ligação, pretende-se avaliar a viabilidade da instalação de um Parque de Material e Oficinas (PMO) na zona da atual estação de autocarros de Cabo Ruivo, a qual atualmente, se encontra subdimensionada para as necessidades atuais, relativamente à frota de autocarros ali alocada. Pese o facto de os corredores estudados, ao nível da geometria de traçado, assentarem na sua utilização pelo modo elétrico ligeiro, tipo Light Rail Transit (LRT), dado que, este é o mais exigente em termos de parâmetros (raios em planta e inclinações dos traineis), a solução definitiva poderá passar igualmente (de forma individual ou cumulativamente), pela utilização dos referidos corredores por outro tipo de veículos, nomeadamente, os denominados Bus Rapid Transit (BRT), também conhecido por “Metrobus”. A verdadeira redução de uso do veículo particular, só vai ser possível com a inevitável reorganização da rede de transportes públicos, rede viária e interligação com todos operadores.
The way transport is organized and operated constitutes a fundamental element in the social and economic development of a city, region, or country. The reasons that led to this study essentially follow: • the need to better adapt the public transport network in the city of Lisbon, with the installation of networks of transport systems (of a railway nature or not), which are based on a clear commitment to boosting the so-called “sustained mobility”. • adjustment to socioeconomic changes that have occurred in the meantime. • the need to improve the quality of public transport provision and consequently the necessary reduction in the use of individual transport in urban areas. • the need to reduce emissions of so-called “greenhouse gases” (GHG), with all the resulting advantages, like what has already occurred in other European cities. Based on these assumptions, the main objective of this document is to prepare a Feasibility Study (EV) regarding the reactivation of a corridor for electric mode, specifically between the Campolide area and the Alto de São João Cemetery, as well such as, from this, the creation of another, which allows the establishment of a new connection to the eastern part of Lisbon (Gare do Oriente), for this type of transport. In addition, with this new connection, the aim is to evaluate the feasibility of installing a Material and Workshop Park (PMO) in the current Cabo Ruivo bus station, which is currently undersized for current needs, in relation to bus fleet allocated there. Despite the fact that the corridors studied, in terms of layout geometry, are based on their use in the light electric mode, type Light Rail Transit (LRT), given that this is the most demanding in terms of parameters (radiuses in plan and inclinations of the trains), the definitive solution could also involve (individually or cumulatively) the use of the aforementioned corridors by other types of vehicles, namely those called Bus Rapid Transit (BRT), also known as “Metrobus”. A true reduction in the use of private vehicles will only be possible with the inevitable reorganization of the public transport network, road network and interconnection with all operators.

Description

Projeto final de curso para a obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil na Área de Especialização em Vias de Comunicação e Transportes

Keywords

Mobilidade sustentada Light rail transit (LRT) Bus rapid transit (BRT) Transporte individual Sustained mobility Light rail transit (LRT) Bus rapid transit (BRT) Individual transport

Citation

FRANCISCO, Marta Sofia Baptista dos Santos - Rede de elétricos de Lisboa. Perspetivas de evolução. Estudo de viabilidade. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2023. Dissertação de Mestrado.

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