Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A formação cidadã no 1.º CEB: da literatura para a infância ao desenvolvimento do pensamento crítico, da capacidade de escuta e da participação na sala de aula

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório final_Cátia de Oliveira_Vf.pdf4.85 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), inserida no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Esta UC contempla a realização de dois estágios curriculares, em 1.º e 2.º CEB, assim como a elaboração deste relatório final de investigação. A investigação – A formação cidadã no 1.º CEB: da literatura para a infância ao desenvolvimento do pensamento crítico, da capacidade de escuta e da participação na sala de aula – resulta da prática realizada numa turma de 2.º ano de escolaridade, na qual pretendemos analisar de que forma as obras de literatura para a infância permitem o desenvolvimento de competências para uma cultura democrática. Partindo da problemática de investigação, definimos dois objetivos investigativos: (i) analisar de que modo a literatura para a infância permite desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de escuta, no 2.º ano de escolaridade; (ii) refletir sobre o contributo do pensamento crítico e da capacidade de escuta para a promoção de uma participação democrática no processo de ensino e aprendizagem. Os resultados obtidos evidenciam as potencialidades de explorar obras de literatura para a infância, nomeadamente fábulas, que pelas suas características narrativas potenciam o desenvolvimento de competências para uma cultura democrática. A par disso, o estudo permitiu-nos reconhecer a importância das competências de pensamento crítico e de capacidade de escuta no ensino e aprendizagem dos alunos, com o intuito de formar cidadãos participativos numa sociedade democrática.
This report was written within the scope of the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice II, in the 2nd year of the Master’s in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and of Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education. This Curricular Unit includes two supervised teaching practice periods of time, in the 1st and 2nd Cycle of Basic Education, such as the elaboration of this final investigative research. The investigation – Citizenship training in the 1st cycle class: from children’s literature to the development of critical thinking, listening skills and participation in the classroom – results of the practice in a 2nd grade school class, in which we pretend to analyse how children’s literature allow the development of competences for democratic culture. Starting from the problematic of investigation, we defined the following investigative objectives: (i) analyse how children’s literature allows the development of critical thinking and listening skills, in the 2nd grade classroom; (ii) reflection on the contribute of the critical thinking and listening skills for the promotion of democratic participation in the process of teaching and learning. The results enhance the potential of explore children’s literature, such as fables, as for their narrative characteristics promote the development of Competences for Democratic Culture. Equally, the study made it possible to recognise the importance of critical thinking and listening skills in the teaching and learning of students, with the ability to form participative citizens in a democratic society.

Description

Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Keywords

Competências Cidadania Fábulas Democracia Competences Citizenship Fables Democracy

Citation

Oliveira, C. A. R. (2023). A formação cidadã no 1.º CEB: da literatura para a infância ao desenvolvimento do pensamento crítico, da capacidade de escuta e da participação na sala de aula (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/16814

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue