Browsing by Issue Date, starting with "2023-12-11"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- A formação cidadã no 1.º CEB: da literatura para a infância ao desenvolvimento do pensamento crítico, da capacidade de escuta e da participação na sala de aulaPublication . Oliveira, Cátia Alexandra Rosa de; Dias, AlfredoO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), inserida no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Esta UC contempla a realização de dois estágios curriculares, em 1.º e 2.º CEB, assim como a elaboração deste relatório final de investigação. A investigação – A formação cidadã no 1.º CEB: da literatura para a infância ao desenvolvimento do pensamento crítico, da capacidade de escuta e da participação na sala de aula – resulta da prática realizada numa turma de 2.º ano de escolaridade, na qual pretendemos analisar de que forma as obras de literatura para a infância permitem o desenvolvimento de competências para uma cultura democrática. Partindo da problemática de investigação, definimos dois objetivos investigativos: (i) analisar de que modo a literatura para a infância permite desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de escuta, no 2.º ano de escolaridade; (ii) refletir sobre o contributo do pensamento crítico e da capacidade de escuta para a promoção de uma participação democrática no processo de ensino e aprendizagem. Os resultados obtidos evidenciam as potencialidades de explorar obras de literatura para a infância, nomeadamente fábulas, que pelas suas características narrativas potenciam o desenvolvimento de competências para uma cultura democrática. A par disso, o estudo permitiu-nos reconhecer a importância das competências de pensamento crítico e de capacidade de escuta no ensino e aprendizagem dos alunos, com o intuito de formar cidadãos participativos numa sociedade democrática.
- Liderança na Creche: o papel da coordenação pedagógicaPublication . Freitas, Sandra Isabel Garcia de; Tomás, CatarinaNeste estudo, abordamos a Coordenação Pedagógica em contextos de Educação de Infância com o propósito de caracterizar as perceções de coordenadoras pedagógicas sobre a Creche, as suas responsabilidades e o trabalho desenvolvido com as equipas que lideram. Além disso, procuramos compreender as perceções dos educadores de infância nas organizações participantes e caracterizar, com base nos seus discursos, as práticas de liderança adotadas pelas coordenadoras pedagógicas. A investigação, ancorada numa matriz multidisciplinar que combina a Administração Educacional e a Sociologia, tem início com uma análise da Creche na contemporaneidade, englobando o seu enquadramento sociolegal e a sua definição conceptual. Em seguida, procedemos a uma caracterização do papel dos coordenadores pedagógicos, destacando as alterações legais relacionadas com as suas competências e estabelecendo a relação entre as suas funções, a gestão e a supervisão. Este estudo qualitativo e exploratório foi realizado a partir de 15 instituições do distrito de Vila Franca de Xira. Metodologicamente, recorremos a entrevistas semiestruturadas com sete coordenadoras pedagógicas e a questionários aplicados a 35 educadoras de infância. A análise dos dados permitiu-nos compreender as perspetivas destes dois grupos de profissionais sobre o trabalho das coordenadoras pedagógicas nesta área. Observámos que as respostas e conceções dos participantes podem ser agrupadas em duas categorias: funções e competências. Especificamente foi possível conhecer e compreender quais as funções, tarefas e atividades asseguradas pelos coordenadores pedagógicos das Creches em análise, bem como foi possível conhecer e compreender, na ótica dos participantes, qual o conjunto de qualidades e comportamentos que facilitam o exercício dessas funções. Com base nesta informação, propomos uma matriz para o Perfil de Competências do/a Coordenador/a Pedagógico/a em Creche.
- “Ainda Existo”: projeto documental sobre o abandono animal em PortugalPublication . Franco, Luís Paulo Feliciano; Rodrigues, José Manuel CavaleiroMilhares de animais de companhia são abandonados diariamente. No ano de 2021, apenas no território nacional, o número de animais recolhidos foi superior a 43 mil. A manutenção do bem-estar animal e o combate ao abandono animal são processos que resultam de uma sensibilização das sociedades, à qual não são indiferentes fatores económicos, sociais, políticos e religiosos. O presente trabalho de projeto denominado “Ainda Existo” pretende desenvolver um documentário que aborda o tema abandono animal, explorando a metodologia de atuação das associações zoófilas. Usando a minha capacidade de observação dos acontecimentos, pretendi aproximar e envolver o espectador ao conteúdo, criando empatia com o mesmo. O enquadramento teórico compreende o domínio do género documental e da evolução da relação Homem-animal, sustentado por autores de relevância para os temas da investigação. Este produto audiovisual procura resolver uma questão da atual agenda social e cultural, promovendo a sensibilização e o debate sobre o tema.
- O pas de valse como elemento facilitador da performance no âmbito da aula de técnica de dança clássica, aplicado em alunos do 3º ciclo do ensino artístico especializado do Conservatório David de SousaPublication . Valdés, Roysel; Graça, CristinaO presente relatório de estágio reflete sobre o impacto da implementação do pas de valse como elemento facilitador da aquisição de competências associadas à performance, no âmbito das aulas de Técnica de Dança Clássica, com os alunos de dança do 3º Ciclo do Ensino Básico do Conservatório David de Sousa. A partir do seu potencial dinâmico, caracterizado por uma precisão rítmica acentuada nos membros inferiores, em contraste com a fluidez e leveza do movimento dos membros superiores, assim como a sua versatilidade a nível de deslocação espacial e na combinação com outros movimentos como ‘passo de ligação’, desenvolveu-se uma intervenção pedagógica com foco na aplicação de estratégias que permitissem conectar as práticas de estúdio (aulas) com as práticas de palco (apresentações). Neste estudo, realizado durante o ano letivo 2022/2023, foram aplicados os princípios da metodologia investigação-ação e implementados os seguintes instrumentos de recolha de dados: grelhas de observação, um questionário, uma entrevista, um diário de bordo e registos audiovisuais. Através do mesmo, foi possível desenvolver as competências técnico-artísticas, cognitivas e socioemocionais associadas à performance previstas no programa e demonstradas em contexto de apresentações públicas, dinamizadas pela instituição de acolhimento.