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A regulação emocional de crianças com idade pré-escolar em situações de decisão social
dc.contributor.advisor | Fuertes, Marina | pt_PT |
dc.contributor.author | Vitória, Daniela Alexandra Fontoura | |
dc.date.accessioned | 2023-03-01T13:35:40Z | |
dc.date.available | 2023-03-01T13:35:40Z | |
dc.date.issued | 2022-07-04 | |
dc.description | Relatório de Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.description.abstract | O presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada II (PPS II) e visa uma análise crítica, reflexiva e fundamentada sobre a prática e investigação desenvolvidas. Esta prática decorreu em contexto de Jardim de Infância (JI), numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), localizada no distrito de Lisboa, com um grupo de crianças entre os 3 e os 4 anos. No seguimento da caraterização e observação reflexiva do grupo, delineei as seguintes intencionalidades pedagógicas: 1 Adequar a minha prática pedagógica tendo em conta os interesses, necessidades e curiosidades das crianças de forma a proporcionar aprendizagens significativas, 2. Estabelecer uma relação próxima e afetiva com as crianças do grupo e com cada uma individualmente, privilegiando a confiança, a segurança e o respeito, 3. Valorizar e respeitar a livre escolha das crianças e 4. Estimular as crianças a escolher áreas ou salas que não frequentam com regularidade. Emergente desta prática surgiu a seguinte problemática – A regulação emocional de crianças com idade pré-escolar em situações de decisão social - uma vez que, observei que as crianças, ao utilizarem o Mapa da Escolha reagiam e expressavam as suas emoções de forma diferente face às situações com que se deparavam, principalmente quando a área que pretendiam se encontrava completa. Deste modo, realizei uma investigação de natureza qualitativa, tendo por base as diretrizes de um estudo de caso. A recolha dos dados passou pela observação direta participante, o registo de notas de campo e a realização de uma entrevista. As principais conclusões do estudo indicam que o tipo de regulação emocional a que as crianças mais recorreram foi a regulação social negativa e que, estas reconhecem as emoções que sentem nos momentos de decisão social. Com a PPS II permiti-me continuar a construir uma identidade profissional, que defendo estar em constante mudança face às experiências profissionais e pessoais com que for confrontada, privilegiando a observação e escuta atenta do grupo, defendendo, na minha prática, os princípios da pedagogia em participação. PALAVRAS- | pt_PT |
dc.description.abstract | ABSTRACT This report is part of the Curricular Unit of Supervised Professional Practice II (PPS II) and aims at a critical, reflective and grounded analysis of the practice and research developed. This practice took place in the context of Kindergarten (JI), in a Private Social Solidarity Institution (IPSS), located in the district of Lisbon, with a group of children between 3 and 4 years old. Following the characterization and reflective observation of the group, I outlined the following pedagogical intentions: 1 Adjust my teaching practice considering the interests, needs and curiosities of children in order to provide meaningful learning, 2 Establish a close and affective relationship with the children of the group and with each one individually, privileging trust, safety and respect, 3 Value and respect the free choice of the children and 4 encourage children to choose areas or classes that they do not attend regularly. Emerging from this practice, the following problem arose – the emotional regulation of preschool-aged children in social decision-making situations - since I observed that children, when using the Map of Choice, reacted and expressed their emotions differently in face of the situations they encountered, especially when the area they wanted was complete. Thus, I conducted a qualitative research, based on the guidelines of a case study. Data collection involved direct participant observation, recording of field notes and conducting an interview. The main conclusions of the study indicate that the type of emotional regulation that children used the most was the negative social regulation and that they recognize the emotions they feel in moments of social decision. With the PPS II I allowed myself to continue to build a professional identity, which I defend is constantly changing in face of the professional and personal experiences that I will be confronted with, privileging the observation and attentive listening of the group, defending, in my practice, the principles of participatory pedagogy. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.citation | Vitória, D. A. F. (2022). A regulação emocional de crianças com idade pré-escolar em situações de decisão social (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/15734 | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203194314 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/15734 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Regulação emocional | pt_PT |
dc.subject | Situações de decisão social | pt_PT |
dc.subject | Emoções | pt_PT |
dc.subject | Pedagogia em participação | pt_PT |
dc.subject | Educação de infância | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.subject | Emotional regulation | pt_PT |
dc.subject | Social decision situations | pt_PT |
dc.subject | Emotions | pt_PT |
dc.subject | Pedagogy in participation | pt_PT |
dc.subject | Childhood education | pt_PT |
dc.subject | Pre-school education | pt_PT |
dc.title | A regulação emocional de crianças com idade pré-escolar em situações de decisão social | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Educação Pré-Escolar |
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