Repository logo
 
Publication

Medindo com a régua: Um estudo no 2.º ano de escolaridade

dc.contributor.advisorRodrigues, Margaridapt_PT
dc.contributor.authorCasimiro, Ana Rita Mendes
dc.date.accessioned2024-01-05T11:28:03Z
dc.date.available2024-01-05T11:28:03Z
dc.date.issued2023-07-12
dc.descriptionRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório insere-se no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório encontra-se dividido em duas partes: a primeira relativa à descrição da prática pedagógica desenvolvida no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, em turmas do 2.º e 6.º ano, com a respetiva análise reflexiva; e na segunda consta a apresentação de um estudo desenvolvido sobre o tema “Medindo com a régua: Um estudo no 2.º ano de escolaridade”. O objetivo geral da investigação é compreender a evolução da aprendizagem da medição do comprimento através do uso da régua e tem como questões de investigação: A) Que estratégias de medição utilizam os alunos quando expostos a tarefas de medição do comprimento através do uso de diferentes réguas?; B) Que dificuldades apresentam os alunos na utilização das diferentes réguas para medir o comprimento?; e C) Qual a evolução da aprendizagem dos alunos em relação à medição do comprimento através do uso da régua?. O estudo é de natureza qualitativa dentro de um paradigma interpretativo, tratando-se de um estudo de caso. Para a metodologia privilegiou-se a entrevista clínica e a observação direta e participante como técnicas de recolha de dados, sendo os participantes seis alunos de uma turma de 2.º ano. Para a análise de dados recorreu-se à categorização das estratégias de medição, usando quatro tipos distintos de réguas. Os resultados demonstram a evolução da aprendizagem dos alunos em relação à medição do comprimento através do uso da régua. Conclui-se que os discentes evoluíram na estratégia a utilizar quando expostos a tarefas de medição de comprimento e evoluíram na capacidade de medir corretamente objetos deslocados do início da régua.pt_PT
dc.description.abstractThis report is part of the Supervised Teaching Practice II of the Master's program in Teaching for the 1st Level of Basic Education, and Portuguese, History and Geography of Portugal for the 2nd Level of Basic Education. The report is divided into two parts: the first part describes the pedagogical practice carried out in the 1st and 2nd Level of Basic Education, specifically in 2nd and 6th-grade classes, with corresponding reflective analysis. The second part presents a study conducted on the topic "Measuring with a ruler: A study in the 2nd grade". The overall objective of the research is to understand the learning progression of length measurement using a ruler, and the research questions are as follows: A) What measurement strategies do students use when exposed to length measurement tasks using different rulers?; B) What difficulties do students encounter when using different rulers to measure length?; and C) How does student learning progress in relation to length measurement using a ruler? The study is qualitative in nature, within an interpretive paradigm, and it is a case study. The methodology focuses on clinical interviews and direct participant observation as data collection techniques, involving six students from a 2nd-grade class. Data analysis involved categorizing the measurement strategies using four different types of rulers. The results demonstrate the students' learning progression in relation to length measurement using a ruler. It is concluded that the students improved their strategy when faced with length measurement tasks and showed progress in accurately measuring objects placed away from the starting point of the ruler.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationCasimiro, A. R. M. (2023). Medindo com a régua: Um estudo no 2.º ano de escolaridade (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/16777pt_PT
dc.identifier.tid203374711
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/16777
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMedidapt_PT
dc.subjectComprimentopt_PT
dc.subjectRéguaspt_PT
dc.subjectEstratégiapt_PT
dc.subjectEvoluçãopt_PT
dc.subjectMeasurementpt_PT
dc.subjectLengthpt_PT
dc.subjectRulerspt_PT
dc.subjectStrategypt_PT
dc.subjectProgressionpt_PT
dc.titleMedindo com a régua: Um estudo no 2.º ano de escolaridadept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório final_Ana Rita Casimiro_vf.pdf
Size:
2.45 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: