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- Medindo com a régua: Um estudo no 2.º ano de escolaridadePublication . Casimiro, Ana Rita Mendes; Rodrigues, MargaridaO presente relatório insere-se no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório encontra-se dividido em duas partes: a primeira relativa à descrição da prática pedagógica desenvolvida no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, em turmas do 2.º e 6.º ano, com a respetiva análise reflexiva; e na segunda consta a apresentação de um estudo desenvolvido sobre o tema “Medindo com a régua: Um estudo no 2.º ano de escolaridade”. O objetivo geral da investigação é compreender a evolução da aprendizagem da medição do comprimento através do uso da régua e tem como questões de investigação: A) Que estratégias de medição utilizam os alunos quando expostos a tarefas de medição do comprimento através do uso de diferentes réguas?; B) Que dificuldades apresentam os alunos na utilização das diferentes réguas para medir o comprimento?; e C) Qual a evolução da aprendizagem dos alunos em relação à medição do comprimento através do uso da régua?. O estudo é de natureza qualitativa dentro de um paradigma interpretativo, tratando-se de um estudo de caso. Para a metodologia privilegiou-se a entrevista clínica e a observação direta e participante como técnicas de recolha de dados, sendo os participantes seis alunos de uma turma de 2.º ano. Para a análise de dados recorreu-se à categorização das estratégias de medição, usando quatro tipos distintos de réguas. Os resultados demonstram a evolução da aprendizagem dos alunos em relação à medição do comprimento através do uso da régua. Conclui-se que os discentes evoluíram na estratégia a utilizar quando expostos a tarefas de medição de comprimento e evoluíram na capacidade de medir corretamente objetos deslocados do início da régua.
- Contributos do teatro para a educação literária no 1.ºano de escolaridadePublication . Pécurto, Sara Melo dos Anjos; Falcão, MiguelEste Relatório foi elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) do Mestrado de Ensino em 1.º Ciclo do Ensino Básico e Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (MPHGP), da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), com a finalidade de, por um lado, descrever e analisar a intervenção implementada em contextos de 1.º e de 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de, por outro lado, apresentar e discutir os resultados relativos ao estudo realizado. O estudo, focado na turma do 1.º CEB, decorreu do meu gosto pelo trabalho a partir de obras literárias e do interesse de articular as áreas de Expressão Dramática/Teatro e de Português, em particular em torno da educação literária. Atendendo às áreas curriculares articuladas, foram definidos os seguintes objetivos: a) Reconhecer em diferentes géneros textuais as estruturas específicas e os principais elementos organizadores da narrativa; b) Apropriar-se de histórias através das práticas e dos recursos do teatro e do contacto com obras literárias; c) Participar em processos de (re)criação de histórias, através de práticas de escrita e performativas. No plano metodológico, realizámos um estudo do tipo investigação-ação, e recorremos, relativamente a técnicas de recolha de dados, à entrevista semiestruturada à professora cooperante, ao focus group aos alunos e à observação participante com registo em notas de campo; e quanto a técnicas de tratamento de dados, à analise de conteúdo com expressão quantitativa apresentada em gráficos. Os resultados obtidos permitiram concluir que as práticas teatrais – e as estratégias que lhes são intrínsecas – tiveram impacto na forma como o grupo percecionava e se apropriava de textos literários, designadamente a nível do reconhecimento de diferentes obras literárias e de diferentes formas de trabalhar o texto.
- O impacto do ensino exploratório na aprendizagem de relações e regularidades em matemática: uma experiência no 2.º cicloPublication . Patrício, Rita Alexandra Cabral; Caseiro, AnaEste relatório encontra-se dividido em duas partes, sendo a primeira relativa à intervenção nos dois estágios realizados este ano, e a segunda relativa ao estudo desenvolvido. Torna-se gradualmente mais necessário que o ensino acompanhe a evolução do mundo e, para tal, é importante recorrer a novas tipologias/naturezas das tarefas realizadas em sala de aula. Neste sentido, o objeto deste estudo são as tarefas de exploração e o principal objetivo é compreender o impacto do ensino exploratório na aprendizagem de Relações e Regularidades em Matemática. Com base numa experiência em 2.º CEB, foram recolhidos dados de duas turmas do 6.º ano, pertencentes a uma escola TEIP. Neste estudo de natureza qualitativa, recorreu-se a documentos, observação e entrevista para a recolha de dados, e à análise de conteúdo para a análise dos mesmos. O estudo iniciou-se com a realização de um pré-teste, seguido de três tarefas de exploração, uma em cada semana e com base em conteúdos diferentes e finalizou-se com a realização de um pós-teste. É de referir que foram cumpridos os princípios éticos do processo de investigação. Ao comparar os resultados obtidos no pré-teste com os do pós-teste, é percetível a evolução dos alunos nos conteúdos trabalhados, tendo sido verificada uma maior evolução relativamente ao conteúdo “Sequências”. No entanto, houve alguns valores bastante baixos, pelo que se pensa que estejam relacionados com a relutância destes alunos para a aprendizagem. Em conformidade com outros estudos realizados, as tarefas de exploração tiveram um impacto positivo na aprendizagem e compreensão dos conteúdos trabalhados e, através da observação e dos comentários que os alunos iam fazendo ao longo da investigação, este tipo e natureza de tarefas aumentou a motivação dos alunos e também a confiança nas suas próprias capacidades, sendo estes aspetos bastante importantes para a aprendizagem, tornando os alunos mais predispostos para tal.
- What’s in a bottle? Morandi’s art and ordinary aestheticsPublication . Monteiro, LuísThis article’s assumption is that ordinary aesthetics does not necessarily imply a distancing from art and artists; rather, it can benefit from the input of creators when they use everyday scenes or objects as their theme. This approach focuses on the practice of twentieth-century Italian painter Giorgio Morandi, who depicted compositions of common objects such as bottles, jars, and vases. Through Morandi’s meditative and artistic search, these objects are given value and aesthetic elevation in his paintings. Thomas Leddy’s aesthetics of everyday life will also be called upon in my analysis, insofar as the author recognizes a continuity between the ordinary and the extraordinary, through auratic experiences. If Morandi discovers the extraordinary in the trivial, this is achieved through a gradual process of selection regarding the objects he favoured, which allows for the interaction of various levels of aesthetic intensity. Morandi’s objects and models and their preparation suggest a circulation between aesthetic degrees that, in turn, suggests a timeless “language of things” fixed through the discourse of the paintings. Along these lines, it will be necessary to address the enchantment related to common things, a mesmerizing presence of which we became more aware through Morandi compositions.
- Potencialidades de atividades experimentais e laboratoriais para o desenvolvimento de aprendizagens no 2º ciclo do ensino básicoPublication . Correia, Laura Teixeira; Silva, Maria JoãoO presente Relatório desenvolve-se no âmbito da Unidade Curricular (UC) Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), inserida no 2.º Semestre do 2.º Ano do plano de estudos do Mestrado Profissionalizante em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB, da Escola Superior de Educação de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa. Está organizado em duas partes distintas: a primeira consiste na análise da PES II no 1.º e no 2.º CEB, e a segunda apresenta o estudo, realizado no 2.º CEB, com o principal objetivo de Investigar as potencialidades de atividades experimentais e laboratoriais para o desenvolvimento de competências e de outras aprendizagens no 2º Ciclo do Ensino Básico. Neste sentido, pretendeu-se identificar que competências podem ser desenvolvidas, com a realização de atividades experimentais e laboratoriais, e identificar quais as potencialidades das atividades experimentais e laboratoriais para o desenvolvimento de outras aprendizagens. A metodologia usada foi de carácter misto, recorrendo-se a técnicas de recolha e tratamento de dados maioritariamente qualitativas, mas também quantitativas. Foi realizado um estudo de caso com características de Investigação – Ação, em duas turmas do 6.º ano. Para recolher os dados, recorreu-se à análise documental qualitativa das produções dos alunos e à observação participante. Foi também administrado um questionário, antes e após a intervenção, sendo os resultados obtidos analisados com o suporte da ferramenta Microsoft Excel, para a análise estatística descritiva dos dados e para o cálculo de frequências absolutas e relativas das respostas. Os resultados deste estudo de caso comprovam que, com a realização de atividades experimentais e laboratoriais, é possível desenvolver competências sociais, nomeadamente a cooperação e a autonomia, e procedimentais, como a observação e o registo e interpretação de dados, e ainda que se torna possível uma consolidação dos conhecimentos prévios e da capacidade de representação dos alunos.