Repository logo
 
Publication

Ética e práxis das Relações Públicas no ethos militar: um olhar sobre a política de comunicação da Marinha do Brasil

dc.contributor.advisorPereira, Sandra Cristina Martinspt_PT
dc.contributor.authorStreb, Rodrigo Machado
dc.date.accessioned2022-11-11T12:27:35Z
dc.date.available2022-11-11T12:27:35Z
dc.date.issued2022-10-31
dc.descriptionDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.pt_PT
dc.description.abstractA ética é uma das áreas de estudo mais antigas e ainda assim tem ganhado cada vez mais espaço e significância por parte de organizações públicas e privadas. É também considerada por muitos autores como o centro de atividade das Relações Públicas (RP). Para esta investigação foi escolhido, como estudo de caso, a ética na práxis das RP em uma instituição militar, a Marinha do Brasil. Por isso, a pesquisa está enquadrada dentro de uma perspectiva de investigador-insider, já que o objeto de estudo analisado é o ambiente de trabalho do investigador. O principal objetivo foi perscrutar se a política de comunicação da Marinha do Brasil encontra-se alinhada com os princípios e valores globais emanados pelas RP contemporâneas. Para isso, recorreu-se a uma metodologia mista, eminentemente qualitativa, com a realização de entrevistas com autores que participaram na elaboração desta política e a análise documental do Manual de Comunicação Social da Marinha, à luz de Bardin (2011). Os resultados obtidos indicam que a Marinha do Brasil, integrante das Forças Armadas brasileiras, possui um ethos particular e que a sua política de comunicação já sistematiza princípios éticos das RP. A política de comunicação também abarca todos os temas propostos pela Global Alliance for Public Relations and Communication Management (padrões éticos globais) diluídos ao longo do documento.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: Ethics is one of the oldest areas of study and yet it has gained more and more space and significance by public and private organizations. It is also considered by many authors as the center of Public Relations (PR) activity. For this investigation, ethics in the praxis of PR in a military institution, the Brazilian Navy, was chosen as a case study. Therefore, the research is framed within an insider research perspective, since the object of study analyzed is the researcher's work environment. The main objective was to investigate whether the communication policy of the Brazilian Navy is aligned with the global principles and values emanating from contemporary PR. For this, a mixed methodology was used, eminently qualitative, with interviews with authors who participated in the elaboration of this policy and documental analysis of the Manual of Social Communication of the Navy, in the light of Bardin (2011). The results obtained indicate that the Brazilian Navy, a member of the Brazilian Armed Forces, has a particular ethos and that its communication policy already systematizes ethical principles of PR. The communication policy also covers all the themes proposed by the Global Alliance for Public Relations and Communication Management (global ethical standards) diluted throughout the document.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationStreb, R.M. (2022). Ética e práxis das Relações Públicas no ethos militar: Um olhar sobre a política de comunicação da Marinha do Brasil [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Comunicação Social]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/15096pt_PT
dc.identifier.tid203097637pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/15096
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectRelações públicaspt_PT
dc.subjectÉticapt_PT
dc.subjectMarinha do Brasilpt_PT
dc.subjectEthos militarpt_PT
dc.subjectPolítica de comunicaçãopt_PT
dc.subjectPublic relationspt_PT
dc.subjectEthicspt_PT
dc.subjectBrazilian navypt_PT
dc.subjectMilitary ethospt_PT
dc.subjectCommunication policypt_PT
dc.titleÉtica e práxis das Relações Públicas no ethos militar: um olhar sobre a política de comunicação da Marinha do Brasilpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpt_PT
oaire.citation.titleÉtica e práxis das Relações Públicas no ethos militar: um olhar sobre a política de comunicação da Marinha do Brasilpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ESCS_MestradoGERP_Rodrigo_Streb.pdf
Size:
2.6 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: