Repository logo
 
Publication

Ensino presencial versus ensino a distância: perceção dos estudantes de uma escola de saúde

dc.contributor.authorPoças, Ilda Maria
dc.contributor.authorGrilo, Ana
dc.contributor.authorSilva, Carina
dc.contributor.authorHomem, Ana Pinto
dc.contributor.authorGomes, Carina
dc.contributor.authorRodrigues, Carolina
dc.contributor.authorFrancisco, Inês
dc.contributor.authorSilva, Inês
dc.contributor.authorDração, Mariana
dc.contributor.authorNogueira, Patrícia
dc.date.accessioned2023-08-24T11:58:21Z
dc.date.available2023-08-24T11:58:21Z
dc.date.issued2023-05
dc.description.abstractIntrodução – Perante a situação pandémica da COVID-19, com início em 2020, as instituições de ensino superior necessitaram de se adaptar, transitando do ensino presencial para ensino de emergência a distância e, por isso, em formato online. Objetivos – Analisar a perceção dos estudantes de uma escola superior de saúde face à transição de ensino, focando-se principalmente na preferência e satisfação pelo tipo de ensino, nas dificuldades de adaptação, na motivação, nas alterações dos estados emocionais, no desempenho académico, nas competências adquiridas e nas alterações visuais, como a manifestação de sensação de ardor ocular e olho seco, cefaleias e peso ocular. Método – Realizou-se uma investigação descritiva através da aplicação de um questionário online à amostra em estudo. Os dados foram analisados através do SPSS. Resultados – Os resultados obtidos indicaram que, das 517 respostas, 40,4% (n=207) afirmaram preferir o ensino presencial, 43,9% (n=207) afirmaram sentir maiores dificuldades na adaptação ao ensino prático, sendo que 29,3% (n=143) afirmaram estar mais satisfeitos com as aulas teóricas contrariamente às aulas práticas. Conclusão – Os estudantes mostraram-se de uma forma geral insatisfeitos com o ensino à distância, em particular com as aulas práticas, uma vez que se verificou nesta tipologia de ensino uma manifestação negativa na adaptação, nos estados emocionais, na motivação e nas capacidades académicas dos estudantes, bem como uma manifestação positiva no que toca à preferência dos estudantes pelo ensino presencial.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: Introduction – Facing the pandemic situation of COVID-19, which occurred in 2020, higher education institutions needed to adapt, transitioning from face-to-face teaching to distance emergency teaching, and therefore, in an online format. Objectives – To analyze the perception of students from a higher school of health, facing the teaching transition, focusing mainly on the preference and satisfaction for the type of teaching, adaptation difficulties, motivation, changes in emotional states, academic performance, acquired skills, and visual changes. Methods – Descriptive research was conducted by applying an online questionnaire to the sample under study. The data were analyzed using SPSS. Results – The results obtained indicated that, of the 517 answers, 40.4% (n=207) stated that they preferred face-to-face teaching, 43.9% (n=207) felt that they had greater difficulty in adapting to practical teaching, and 29.3% (n=143) were more satisfied with theoretical classes as opposed to practical classes. Conclusion – In the sample under study, there is dissatisfaction with distance learning, particularly in practical classes, as it was the type of learning that presented the most difficulties in adaptation, with an intensification of negative emotional states, a decrease in motivation, and a decrease in the student’s academic skills, as well as a preference for face-to-face learning.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPoças IM, Grilo AM, Silva C, Homem AP, Gomes C, Rodrigues C, et al. Ensino presencial versus ensino a distância: perceção dos estudantes de uma escola de saúde. Saúde & Tecnologia. 2023;(28):86-93.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/16401
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://journals.ipl.pt/stecnologia/article/view/584/version/584pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectCOVID-19pt_PT
dc.subjectEnsino de emergência a distânciapt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectPerceção dos estudantespt_PT
dc.subjectEmergency distance learningpt_PT
dc.subjectHigher educationpt_PT
dc.subjectStudent perceptionspt_PT
dc.titleEnsino presencial versus ensino a distância: perceção dos estudantes de uma escola de saúdept_PT
dc.title.alternativeFace-to-face versus distance learning: perception of students in a health schoolpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage93pt_PT
oaire.citation.issue28pt_PT
oaire.citation.startPage86pt_PT
oaire.citation.titleSaúde & Tecnologiapt_PT
person.familyNamePoças
person.familyNameGrilo
person.familyNameSilva
person.givenNameIlda Maria
person.givenNameAna
person.givenNameCarina
person.identifier.ciencia-id1E1A-86A4-BC50
person.identifier.ciencia-id6E17-A1D8-95BE
person.identifier.ciencia-id2411-5936-0820
person.identifier.orcid0000-0002-1695-3231
person.identifier.orcid0000-0003-1986-8814
person.identifier.orcid0000-0003-1021-7935
person.identifier.scopus-author-id55936359500
person.identifier.scopus-author-id55258764900
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationced35a9f-848a-49c9-91dc-f60f679f149f
relation.isAuthorOfPublication3f6308c3-b858-4307-bfc6-4533bc5181c0
relation.isAuthorOfPublication81a5cd80-1982-43ba-bde5-4c43ae0e5234
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery3f6308c3-b858-4307-bfc6-4533bc5181c0

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Ensino presencial versus ensino a distância_perceção dos estudantes de uma escola de saúde.pdf
Size:
344.49 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections