Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.36 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A dimensão multimédia é uma ferramenta que tem vindo a ser entendida como uma característica da evolução tecnológica, transformando-se num instrumento que exige um processo de adaptação e de descoberta por parte dos profissionais dos meios de comunicação.
Neste sentido, esta investigação procura compreender o uso que fazem da dimensão multimédia os principais meios de comunicação social portugueses nos seus conteúdos noticiosos, contribuindo para a construção de um conceito multimédia e dando a conhecer as diferenças entre os vários conteúdos multimédia produzidos por estes meios.
Assim, a partir da análise de conteúdos noticiosos multimédia e da análise das entrevistas concedidas pelos chefes e coordenadores das principais redacções portuguesas foi possível verificar que existe um escasso investimento no multimédia no que toca à elaboração de conteúdos noticiosos.
Neste cenário de crescimento voraz na área da convergência de meios e de conteúdos, os meios de comunicação estão perante um dos maiores desafios na história da informação: encarar o multimédia como uma nova ferramenta que permite transmitir informação de forma dinâmica e integrada.
É, pois, com o intuito de conhecer a dimensão multimédia que esta investigação pretende conhecer a forma como o multimédia se integra no dia-a-dia das rotinas de produção dos diferentes meios de comunicação social.
Description
Dissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia.
Keywords
Jornalismo Multimédia Meios de comunicação social Redação (notícias)
Citation
BETTENCOURT, Cristina da Silva - A dimensão multimédia nas principais redacções portuguesas: mito ou realidade?. Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2010. Dissertação de mestrado.
Publisher
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social