Browsing by Issue Date, starting with "2010-12-20"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A televisão na era digital: qual o modelo mais adequado para o serviço público de televisão na plataforma internet?Publication . Miranda, Mário Rui Barroso; Braumann, Pedro Jorge dos SantosO presente estudo, está enquadrado na temática da Televisão na era Digital, e o tema, Serviço Público de Televisão na Plataforma Internet, que reflecte uma das questões mais relevantes da discussão no panorama europeu do futuro do sector audiovisual público. O objectivo do estudo é compreender de que modo se pode atingir uma qualidade elevada da prestação do Serviço Público de Media na plataforma Internet. Inicialmente, através de pesquisa bibliográfica, foi possível analisar e determinar um quadro teórico que permitiu uma reflexão mais aprofundada sobre qual o modelo mais adequado para o Serviço Público de Televisão na Plataforma Internet. Foram realizadas entrevistas aos responsáveis das áreas da plataforma Internet das operadoras de televisão nacionais, posteriormente analisados os sites da BBC, France Télévisions, TVE, RTP, SIC e TVI. A análise dos sites, para além de ajudar a construir ferramentas para a construção de modelos para a elaboração do questionário ajudou à construção de um questionário a aplicar aos alunos da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) e do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) do Instituto Politécnico de Lisboa. O crescimento de consumo de vídeo na Internet, as novas tendências na escolha e a colaboração dos utilizadores/produtores ao criar e compartilhar interesses e conteúdos multimédia, leva-nos a considerar que a evolução natural do Serviço Público de Televisão será transformar-se em Serviço Público de Media, reestruturado, com capacidade de resposta à produção e distribuição de conteúdo digital e interactivo, envolvendo a participação do público, e identificando deste modo um modelo e estratégia para os sites televisivos na plataforma Internet, que permita uma lógica de desenvolvimento interactiva e participativa do “público”, que é cada vez mais interventivo.
- A dimensão multimédia nas principais redacções portuguesas: mito ou realidade?Publication . Bettencourt, Cristina da Silva; Souto, JorgeA dimensão multimédia é uma ferramenta que tem vindo a ser entendida como uma característica da evolução tecnológica, transformando-se num instrumento que exige um processo de adaptação e de descoberta por parte dos profissionais dos meios de comunicação. Neste sentido, esta investigação procura compreender o uso que fazem da dimensão multimédia os principais meios de comunicação social portugueses nos seus conteúdos noticiosos, contribuindo para a construção de um conceito multimédia e dando a conhecer as diferenças entre os vários conteúdos multimédia produzidos por estes meios. Assim, a partir da análise de conteúdos noticiosos multimédia e da análise das entrevistas concedidas pelos chefes e coordenadores das principais redacções portuguesas foi possível verificar que existe um escasso investimento no multimédia no que toca à elaboração de conteúdos noticiosos. Neste cenário de crescimento voraz na área da convergência de meios e de conteúdos, os meios de comunicação estão perante um dos maiores desafios na história da informação: encarar o multimédia como uma nova ferramenta que permite transmitir informação de forma dinâmica e integrada. É, pois, com o intuito de conhecer a dimensão multimédia que esta investigação pretende conhecer a forma como o multimédia se integra no dia-a-dia das rotinas de produção dos diferentes meios de comunicação social.