Repository logo
 
Publication

Plano de comunicação para a União Recreativa e Desportiva de Tires

dc.contributor.advisorPina, Helena Figueiredopt_PT
dc.contributor.authorBarreto, Mariana
dc.date.accessioned2019-02-20T15:48:33Z
dc.date.available2019-02-20T15:48:33Z
dc.date.issued2018-11-30
dc.descriptionTrabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.pt_PT
dc.description.abstractO futebol é um fenómeno de grandes dimensões tanto no nosso país como também na Europa. Movimenta muitos milhões de euros por ano e acaba por influenciar também negócios complementares. Os clubes e associações de futebol de menor dimensão acabam por ter um papel importante nas comunidades onde se encontram por terem a capacidade de se tornar num elemento estimulante para a construção e desenvolvimento de capital social, mobilização social e também na contribuição para a educação, construção de personalidades saudáveis e felizes e no desenvolvimento psicológico e físico das crianças e jovens. Este projeto acaba por ter um papel relevante para a União Recreativa e Desportiva de Tires, uma vez que se apresenta como uma solução de melhoria e/ou de novas ações que podem contribuir para o desempenho do papel do clube. Para o mundo académico, a pertinência prende-se com a atualidade do tema e a escassez de literatura científica sobre o marketing desportivo, com vista a abrir portas para uma reflexão importante sobre o contributo do marketing desportivo para os clubes e associações de diferentes modalidades. Os procedimentos adotados na pesquisa de suporte enquadrada como Investigação-Ação, que visa complementar o projeto, foram subsidiados por métodos de natureza quantitativa com recurso a um instrumento de recolha de dados primário, um inquérito por questionário. O questionário foi realizado no clube e os resultados da análise aos resultados foram utilizados para suportar as propostas apresentadas.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: Football is a phenomenon of great dimensions, both in our country as to Europe. It moves many millions of euros per year and ends up also influencing complementary businesses. First-rate football clubs and leagues play an important role in communities where they are able to develop a stimulating system for the building and development of social capital, social mobilization and also the contribution to education and the building of healthy and happy personalities in the psychological and physical development of children and young people. This article turns out to be a relevant document for the União Recreativa e Desportiva de Tires as it presents itself as an improvement solution and / or new actions that can contribute to the performance of the club's role. To the academic world, the pertinence of the current theme is about the Shortage of literature in sports marketing, wish hopes to be a new opportunity to reflection about the contribute of sports marketing for the clubs and associations of different modes. The procedures adopted in this research, for the complementary project, were subsidized by methods of a qualitative nature using a primary data collection instrument, a questionnaire survey. The questionnaire was conducted at the club.en
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationBarreto, M. (2018). Plano de comunicação para a União Recreativa e Desportiva de Tires. Trabalho de projeto do mestrado. IPL, Escola Superior de Comunicação Social, Lisboa, Portugal.pt_PT
dc.identifier.tid202059693pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/9549
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectMarketingpt_PT
dc.subjectMarketing desportivopt_PT
dc.subjectPlano de comunicaçãopt_PT
dc.subjectDesportospt_PT
dc.subjectFutebolpt_PT
dc.subjectUnião Recreativa e Desportiva de Tirespt_PT
dc.subjectSports marketingen
dc.subjectCommunication planen
dc.subjectSportsen
dc.subjectFootballen
dc.titlePlano de comunicação para a União Recreativa e Desportiva de Tirespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceEscola Superior de Comunicação Social, Lisboapt_PT
oaire.citation.titlePlano de comunicação para a União Recreativa e Desportiva de Tirespt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Projeto_Mariana Barreto.pdf
Size:
6.66 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: