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A utilização dos instrumentos musicais dos alunos nas aulas de formação musical no ensino especializado de música em Portugal

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Abstract(s)

Resumo I (Prática Pedagógica) O estágio descrito no presente relatório foi realizado no Conservatório de Música de Cascais, no ano letivo de 2022/2023. Foram selecionadas três turmas distintas para a realização do estágio em exercício de funções: Pré-Iniciação Musical, 1º grau (Ensino Básico) e 7º grau (Ensino Secundário). No início do ano letivo, foram elaborados planos anuais e semestrais para cada turma, com o intuito de organizar e definir os objetivos a atingir e o reportório a utilizar. Ao longo do ano, foram preparados planos de aula semanais detalhados, de forma a organizar as atividades a realizar em aula. Foram gravadas nove aulas, três de cada turma. A partir da observação e reflexão das aulas gravadas, bem como do feedback e sugestões fornecidas pela professora de Didática do Ensino Especializado, foi possível identificar tanto os aspetos positivos, como aspetos a melhorar. Entre os aspetos positivos, destacaram-se a minha organização e sentido de responsabilidade, a diversidade de atividades planeadas, a serenidade e empatia para lidar com as dificuldades dos alunos e o esforço contínuo para melhorar de aula para aula. Entre os aspetos a melhorar salientaram-se a importância de utilizar estratégias mais diversificadas, o recurso a mais exemplos musicais, uma comunicação mais clara e o fornecimento de feedback mais detalhado. A realização deste estágio permitiu não só colocar em prática todo o conhecimento previamente adquirido ao longo da licenciatura e do mestrado, mas também aprender, através da prática, como ser mais eficiente enquanto professora e que aspetos deverei melhorar na minha prática docente.
Abstract I (Teaching/Pedagogical Practice) The internship described in this report was carried out at Conservatório de Música de Cascais, in the 2022/2023 academic year. Three distinct classes were selected for the internship: Pre-Iniciação Musical, 5st grade (basic education) and 11th grade (secondary education). At the beginning of the school year, annual and semi-annual plans were elaborated for each class, with the aim of organizing and defining the objectives to be achieved and the repertoire to be used. Throughout the year, detailed weekly lesson plans were prepared in order to organize the activities to be carried out in class. Nine classes were recorded, three from each class. From the observation and reflection of the recorded classes, as well as the feedback and suggestions provided by the Didactics for Professional Music Training teacher, it was possible to identify both the positive aspects and aspects to improve. Among the positive aspects were my organization and sense of responsibility, the diversity of planned activities, the serenity and empathy in dealing with students' difficulties and the continuous effort to improve from class to class. Aspects for improvement included the importance of using more diversified strategies, using more musical examples, clearer communication and providing more detailed feedback. Carrying out this internship allowed me not only to put into practice all the knowledge previously acquired throughout my degree and master's degree, but also to learn, through practice, how to be more efficient as a teacher and what aspects I should improve in my teaching practice.
Resumo II (Investigação) O projeto “A utilização dos instrumentos musicais dos alunos nas aulas de Formação Musical no Ensino Especializado de Música em Portugal”, foi desenvolvido em resposta a uma proposta feita pela instituição onde lecionava. A partir de um estudo de carácter exploratório e naturalista, procurou-se responder à pergunta de investigação “De que modo são utilizados os instrumentos musicais no ensino da Formação Musical no Ensino Artístico Especializado de Música em Portugal?”. Para a recolha de dados foram aplicados inquéritos por questionário a 69 professores e recolhidas 20 gravações de atividades realizadas nas aulas de Formação Musical (FM) do Ensino Especializado de Música com os instrumentos musicais dos alunos. Dos resultados da análise de dados realizada através da estatística descritiva e da análise de conteúdo destacam-se: 1. Mais de metade dos professores inquiridos utiliza os instrumentos musicais dos alunos nas aulas de FM, contudo, a maioria recorre a esta estratégia apenas duas ou três vezes por ano; 2. O principal motivo que leva os professores a recorrer a esta estratégia é interligar as aprendizagens da FM com as de Instrumento; 3. O principal motivo para os professores não recorrerem a esta estratégia é a impossibilidade de alguns alunos levarem o seu instrumento musical para as aulas; 4. Os resultados sugerem que a utilização dos instrumentos musicais nas aulas de FM pode facilitar a aquisição de competências e o desenvolvimento de capacidades; 5. É possível adaptar muitas das atividades realizadas em FM de modo a incluir a utilização dos instrumentos musicais.
Abstract II The Project “The use of students’ musical instruments in Ear Training classes in Specialized Music Education in Portugal” was developed in response to a proposal made by the institution where I taught. This exploratory and naturalistic study sought to answer the research question “How are musical instruments used in Ear Training in Specialized Music Education in Portugal?”. In order to collect the data, questionnaires were administered to 69 teachers and 20 recordings of activities conducted in Ear Training classes of Specialized Music Education were collected, with the students’ musical instruments. From the results of the data analysis, carried out using descriptive statistics and content analysis, the following stand out: 1. More than half of the surveyed teachers use students’ musical instruments in Ear Training classes, however, the majority only use this strategy two or three times a year; 2. The main reason why teachers use this strategy is to link Ear Training learning with instrumental learning; 3. The main reason why teachers don't use this strategy is because some students can't take their musical instrument to class; 4. The results suggest that the use of musical instruments in Ear Training classes can facilitate the acquisition off skills and the development of abilities; 5. It is possible to adapt many of the activities carried out in Ear Training to include the use of musical instruments.

Description

Relatório de Estágio de Mestrado apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Ensino de Música.

Keywords

Formação musical Instrumentos musicais Atividades Estratégias Ear training Musical instruments Activities Strategies

Pedagogical Context

Citation

Marreiros, C.A. (2024). A utilização dos instrumentos musicais dos alunos nas aulas de formação musical no ensino especializado de música em Portugal. [Relatório de Estágio de Mestrado, Escola Superior de Música de Lisboa]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/22224

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