Repository logo
 
Publication

A técnica de contacto improvisação como estratégia impulsionadora da qualidade técnica e artística do dueto: uma experiência com o 5.º ano do Centro Cultural de Amarante - Maria Amélia Laranjeira - Escola de Música e Dança

dc.contributor.advisorGarcia, Vítor
dc.contributor.authorMorais, Catarina Caiola
dc.date.accessioned2020-01-07T15:14:07Z
dc.date.available2020-01-07T15:14:07Z
dc.date.issued2019-12-09
dc.descriptionRelatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança
dc.description.abstractA temática proposta para o Estágio surge após a observação de dificuldades na qualidade técnica e artística do trabalho em pares, em alunos do 5.º ano do Curso Artístico Especializado de Dança, no ano letivo 2018/2019, com idades compreendidas entre os 14 e 15 anos, do Centro Cultural de Amarante - Maria Amélia Laranjeira - Escola de Música e Dança. Questiona-se se o recurso à técnica de Contacto Improvisação como estratégia, na consistência e consciencialização impulsionadora dessas qualidades, poderá ser eficaz na abordagem às dificuldades observadas, cumprindo os conteúdos programáticos definidos pela escola para a disciplina de Técnica de Dança Contemporânea. Propôs-se uma metodologia baseada numa investigação qualitativa, com base nas características da Investigação-ação, com a implementação de grelhas de observação, diários de bordo e registos vídeo, questionários e entrevistas, elaborados nas diversas fases previstas (Observação Estruturada, Participação Acompanhada e Lecionação Supervisionada). A análise dos diferentes instrumentos de recolha e dos resultados finais dos alunos, evidenciam a importância da técnica, como facilitador da relação corpo-corpo, incrementado a cooperação, a confiança, a escuta e a partilha de ideias. Conclui-se que a técnica do Contacto Improvisação poderá ser utilizada como estratégia facilitadora do trabalho técnico e artístico em dueto, com alunos de idades de 14 a 15 anos.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT - The proposed theme for the Internship comes after observing difficulties in the technical and artistic quality of the work in pairs, in students of the 5th year of the Specialized Artistic Dance Course, in the 2018/2019 school year, aged between 14 and 15 years old, from the Centro Cultural de Amarante - Maria Amélia Laranjeira - Escola de Música e Dança. It is questioned whether the use of Contact Improvisation technique as a driving strategy in consistency and awareness for these qualities can be effective in addressing the difficulties observed, fulfilling the syllabus defined by the school for the discipline of Contemporary Dance Technique. It was proposed a methodology based on a qualitative research, based on the characteristics of Action Research, with the implementation of observation grids, logbooks and videos recording, questionnaires and interviews, elaborated in the various planned phases (Structured Observation, Accompanied Participation and Supervised Teaching). The analysis of the different collection instruments and the students final results highlight the importance of technique as a facilitator of the body-body relationship, increasing cooperation, trust, listening and sharing ideas. It is concluded that the technique of Contact Improvisation can be used as a strategy that facilitates the technical and artistic work in duet, with students aged 14 to 15 years old.
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid202333230
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/10950
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa
dc.publisherEscola Superior de Dança
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectTécnica de dança contemporâneapt_PT
dc.subjectContacto improvisaçãopt_PT
dc.subjectDuetopt_PT
dc.subjectQualidade de movimentopt_PT
dc.subjectContemporary dance technique
dc.subjectContact improvisation
dc.subjectDuet
dc.subjectMovement quality
dc.titleA técnica de contacto improvisação como estratégia impulsionadora da qualidade técnica e artística do dueto: uma experiência com o 5.º ano do Centro Cultural de Amarante - Maria Amélia Laranjeira - Escola de Música e Dançapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
RF_MED_2019_Catarina Morais.pdf
Size:
6.74 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: