Repository logo
 
Publication

Programa “Empresas Turismo 360 graus” e a sua contribuição para a criação de valor partilhado nas empresas hoteleiras de Portugal e seus stakeholders, na perspetiva ESG – Environmental, Social and Governance

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorSeabra, Fernando Miguel
dc.contributor.authorVrabie, Eugeniu
dc.date.accessioned2025-08-29T10:10:56Z
dc.date.available2025-08-29T10:10:56Z
dc.date.issued2025-03
dc.description.abstractA criação de valor partilhado é cada vez mais um objetivo competitivo que as empresas procuram atingir. É notória a evolução das políticas e decisões das organizações no sentido de criar valor não só para si, mas também para os restantes stakeholders, pois contribuir para a resolução de questões sociais e ambientais é um fator de diferenciação dos concorrentes. Em Portugal foi criado o Programa “Empresas Turismo 360º” que pretende proporcionar às empresas o conhecimento e os meios para atingirem os objetivos de partilha de valor com os stakeholders no âmbito da ESG. O estudo inicia por investigar os conceitos e as formas de medição da criação de valor partilhado e das dimensões ESG. Após apresentar os objetivos gerais e particulares do Programa “Empresas Turismo 360º”, a sua estrutura e abordagem, realizou-se a análise do impacto nas empresas da área hoteleira e alojamento local inscritas neste Programa. Para analisar e interpretar os resultados e progressos registados pelas empresas após a adesão ao Programa, optou-se por realizar uma análise documental em conjunto com a recolha de dados a partir de entrevistas com a responsável do Programa “Empresas Turismo 360º” e com empresas aderentes, que também compartilharam as suas perceções através de questionários que abordaram os impactos do programa. Por fim, concluiu-se que o Programa reforçou a competitividade das empresas aderentes, impactou positivamente a relação com os stakeholders e promoveu as 3 dimensões ESG ao nível da estratégia e das operações das empresas.por
dc.description.abstractCreating shared value is an increasingly competitive objective that companies are striving to achieve. The evolution of organizations' policies and decisions to create value not only for themselves, but also for other stakeholders is notable, as contributing to the resolution of social and environmental issues is a differentiating factor from competitors. In Portugal, the “Empresas Turismo 360º” Program was created to provide companies with the knowledge and means to achieve the objectives of sharing value with stakeholders in the context of ESG. This study begins by investigating the concepts and ways of measuring the creation of shared value and the ESG dimensions. After presenting the general and specific objectives of the “Empresas Turismo 360º” Program, its structure and approach, it was carried out an analysis of the impact on the hotel and local accommodation companies enrolled in this Program. In order to analyze and interpret the results and progress made by the companies after joining the Program, a documentary analysis was carried out in conjunction with data collection from interviews with the responsible for the “Empresas Turismo 360º” Program and with adhering companies, who also shared their perceptions through questionnaires that addressed the impacts of the Program. Finally, it was concluded that the Program strengthened the competitiveness of the participating companies, positively impacted the relationship with stakeholders, and promoted the 3 ESG dimensions at the level of the companies' strategy and operations.eng
dc.identifier.tid203979389
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/22055
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectCriação de valor partilhado (CVP)
dc.subjectPrograma “Empresas Turismo 360º”
dc.subjectHotelaria
dc.subjectAlojamento local
dc.subjectESG (Ambiental
dc.subjectSocial e Governança)
dc.subjectSustentabilidade empresarial
dc.subjectCreating shared value (CSV)
dc.subject“Empresas Turismo 360º” Program
dc.subjectHospitality
dc.subjectLocal accommodation
dc.subjectESG (Environmental
dc.subjectSocial and Governance)
dc.subjectCorporate sustainability
dc.titlePrograma “Empresas Turismo 360 graus” e a sua contribuição para a criação de valor partilhado nas empresas hoteleiras de Portugal e seus stakeholders, na perspetiva ESG – Environmental, Social and Governancepor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Controlo de Gestão e Avaliação de Desempenho

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
dissertação_eugeniu_vrabie_nº_20220369.pdf
Size:
2.48 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: