Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Programa “Empresas Turismo 360 graus” e a sua contribuição para a criação de valor partilhado nas empresas hoteleiras de Portugal e seus stakeholders, na perspetiva ESG – Environmental, Social and Governance

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
dissertação_eugeniu_vrabie_nº_20220369.pdf2.48 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A criação de valor partilhado é cada vez mais um objetivo competitivo que as empresas procuram atingir. É notória a evolução das políticas e decisões das organizações no sentido de criar valor não só para si, mas também para os restantes stakeholders, pois contribuir para a resolução de questões sociais e ambientais é um fator de diferenciação dos concorrentes. Em Portugal foi criado o Programa “Empresas Turismo 360º” que pretende proporcionar às empresas o conhecimento e os meios para atingirem os objetivos de partilha de valor com os stakeholders no âmbito da ESG. O estudo inicia por investigar os conceitos e as formas de medição da criação de valor partilhado e das dimensões ESG. Após apresentar os objetivos gerais e particulares do Programa “Empresas Turismo 360º”, a sua estrutura e abordagem, realizou-se a análise do impacto nas empresas da área hoteleira e alojamento local inscritas neste Programa. Para analisar e interpretar os resultados e progressos registados pelas empresas após a adesão ao Programa, optou-se por realizar uma análise documental em conjunto com a recolha de dados a partir de entrevistas com a responsável do Programa “Empresas Turismo 360º” e com empresas aderentes, que também compartilharam as suas perceções através de questionários que abordaram os impactos do programa. Por fim, concluiu-se que o Programa reforçou a competitividade das empresas aderentes, impactou positivamente a relação com os stakeholders e promoveu as 3 dimensões ESG ao nível da estratégia e das operações das empresas.
Creating shared value is an increasingly competitive objective that companies are striving to achieve. The evolution of organizations' policies and decisions to create value not only for themselves, but also for other stakeholders is notable, as contributing to the resolution of social and environmental issues is a differentiating factor from competitors. In Portugal, the “Empresas Turismo 360º” Program was created to provide companies with the knowledge and means to achieve the objectives of sharing value with stakeholders in the context of ESG. This study begins by investigating the concepts and ways of measuring the creation of shared value and the ESG dimensions. After presenting the general and specific objectives of the “Empresas Turismo 360º” Program, its structure and approach, it was carried out an analysis of the impact on the hotel and local accommodation companies enrolled in this Program. In order to analyze and interpret the results and progress made by the companies after joining the Program, a documentary analysis was carried out in conjunction with data collection from interviews with the responsible for the “Empresas Turismo 360º” Program and with adhering companies, who also shared their perceptions through questionnaires that addressed the impacts of the Program. Finally, it was concluded that the Program strengthened the competitiveness of the participating companies, positively impacted the relationship with stakeholders, and promoted the 3 ESG dimensions at the level of the companies' strategy and operations.

Description

Keywords

Criação de valor partilhado (CVP) Programa “Empresas Turismo 360º” Hotelaria Alojamento local ESG (Ambiental Social e Governança) Sustentabilidade empresarial Creating shared value (CSV) “Empresas Turismo 360º” Program Hospitality Local accommodation ESG (Environmental Social and Governance) Corporate sustainability

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue