Repository logo
 
Publication

Palavra-corpo: a linguagem do abismo

datacite.subject.fosHumanidades:Artes
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorNeto, Ângelo Cid
dc.contributor.authorCarvalho, Flávia Rodrigues de Carvalho
dc.contributor.editorEscola Superior de Dança, Instituto Politécnico de Lisboa
dc.date.accessioned2025-03-12T15:37:21Z
dc.date.available2025-03-12T15:37:21Z
dc.date.issued2024-12-12
dc.description.abstractQual a relação que corpo e palavra podem criar? Esta dissertação foi escrita no contexto do mestrado em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais, na Escola Superior de Dança. Por meio de trabalhos escritos, aulas realizadas e obras assistidas, os dois anos de estudo no mestrado me fizeram questionar as relações entre a palavra e o corpo. Através da escrita desta dissertação, pretende-se explorar o abismo que é a palavra e o corpo, embarcando em uma aventura ao desconhecido e explorando as camadas que as relações entre palavra e corpo nos proporcionam. Dessa forma, é preciso conhecer a palavra e o texto, não só como experiências visuais, mas sonoras e, principalmente, experiências do corpo. Palavra e corpo não são campos distantes entre si, mas dialogam e, no momento do encontro em cena, são capazes de proporcionar uma experiência daquilo que chamarei de palavra-corpo. Através das experiências que provocaram o interesse na investigação, nota-se como parte da metodologia de pesquisa a autoetnografia, além da art-based research como forma de desenvolver uma investigação em arte através da arte. Esta dissertação pretende ampliar a percepção do que é palavra, o que compõe um texto, e quais as relações que se criam com o corpo em uma criação coreográfica. Para isso, foram discutidas três obras artísticas que possuem o texto e a palavra como parte de sua composição, procurando entender as possíveis relações que podemos observar em cena. As obras são: Cão sem plumas de Deborah Colker; Body and Soul de Crystal Pite; Text Rain de Camille Utterback. As obras me foram apresentadas em diferentes momentos da escrita da dissertação, mas que auxiliaram a criar ainda mais perguntas e mudar o olhar sobre o que seria a palavra e o corpo em relação. Dessa forma, a dissertação tem como objetivo investigar e refletir sobre as possibilidades da palavra e do texto nos processos de criação coreográfica em dança na contemporaneidade.por
dc.description.abstractABSTRACT - What relations can body and word create? This dissertation was written in the context of the master's degree in Choreographic Creation and Professional Practices, at Escola Superior de Dança. Through written work, classes taken and performances watched, the two years of study in the master's degree made me question the relationships between word and body. By writing this dissertation, I intend to explore the abyss that exists between word and the body, embarking on an adventure into the unknown and exploring the layers that word and body can provide us. In this way, it is necessary to know the word and the text, not only as visual experiences, but also as sound experiences and, mainly, experiences of the body. Word and body are not distant fields from each other, but rather they dialogue and, when they meet on stage, they are capable of providing an experience of what I will call word-body. Through the experiences that sparked interest in this research, autoethnography is noted as part of its methodology, in addition to art-based research as a way of developing research into art through art. This dissertation aims to broaden the perception of what is word, what makes up a text, and what relations are created between the body in a choreographic creation. To this end, three artistic performances that have text and word as part of their composition will be used, seeking to understand the possible relationships that we can observe on stage. The performances are: Cão sem plumas by Deborah Colker; Body and Soul by Crystal Pite; Text Rain by Camille Utterback. The performances were presented to me at different moments during the writing process, helped to create even more questions and change the perspective on what ways words and body could relate. Thus, the dissertation aims to investigate and reflect on the possibilities of word and text in the processes of choreographic creation in dance in contemporary times.por
dc.identifier.citationCarvalho, F.R. de Carvalho (2024). Palavra-corpo: a linguagem do abismo. [ Dissertação de mestrado, Escola Supeiror de Dança]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa
dc.identifier.tid203911610
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/21658
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherEscola Superior de Dança, Instituto Politécnico de Lisboa
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
dc.subjectPalavra-corpo
dc.subjectAbismo
dc.subjectCoreografia
dc.subjectLinguagem
dc.subjectObras coreográficas
dc.subjectWord-body
dc.subjectAbyss
dc.subjectChoreography
dc.subjectLanguage
dc.subjectChoreographic work
dc.titlePalavra-corpo: a linguagem do abismopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_be7fb7dd8ff6fe43

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação_mccpp_2024_Flávia Rodrigues de Carvalho e Carvalho.pdf
Size:
1.74 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: