dc.contributor.author | Pereira, Susana | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Margarida | |
dc.contributor.author | Pires, Carlos | |
dc.contributor.author | Almeida, António | |
dc.date.accessioned | 2016-11-30T10:51:47Z | |
dc.date.available | 2016-11-30T10:51:47Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | Os artigos reunidos neste volume de atas pretendem tornar acessíveis, a um público mais vasto e diversificado, a conferência plenária, proferida por Clara Rolo, e as comunicações realizadas pelos participantes no I Encontro dos Mestrados em Educação da ESELx (I EME), que decorreu na Escola Superior de Educação de Lisboa, no dia 12 de janeiro de 2013. O Encontro foi dinamizado pela Comissão Coordenadora de Mestrados Pós-profissionalização, instância do Conselho Técnico-Científico, em colaboração com o Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais – CIED, em que se inscrevem os projetos e programas de investigação desenvolvidos na ESELx. Prevendo-se que venha a ter, futuramente, uma periodicidade bianual, o Encontro dos Mestrados em Educação da ESELx tem como objetivos centrais divulgar a investigação produzida no âmbito dos vários Mestrados Pós-Profissionalização existentes na ESELx, e simultaneamente, constituir-se como um fórum de discussão, não só dos resultados obtidos, mas também das diversas abordagens metodológicas adotadas. Atualmente, a Escola Superior de Educação de Lisboa dispõe de uma oferta formativa ampla e diversificada de ciclos de estudo de segundo ciclo de formação, designadamente os mestrados em: Educação Especial, Educação Matemática, Supervisão em Educação, Didática da Língua Portuguesa, Didática das Ciências da Natureza, Administração Escolar, Educação Artística, Intervenção Precoce, Educação Social e Intervenção Comunitária, prevendo-se para breve a oferta de um novo curso de mestrado em Didáticas Integradas em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Sociais e Naturais. Desde 2007, tem-se verificado uma progressiva ampliação da oferta formativa, que resulta de uma tentativa de dar resposta às necessidades do sistema, que se pode organizar nas seguintes dimensões: i) novas funções dos docente dentro do sistema educativo; ii) aprofundamento de funções curriculares da docência de didáticas específicas; iii) intervenção socioeducativa e artística. O número crescente de dissertações de mestrado – cento e dezassete em 2012 – e, sobretudo, a qualidade dos estudos desenvolvidos conduziram naturalmente à organização do I EME, no qual foram apresentados trabalhos dos cursos de mestrado com maior número de edições. A síntese dos trabalhos reunidos neste volume é apresentada nos parágrafos seguintes. O debate sobre a formação de natureza pós-profissional, designadamente no âmbito de programas de mestrado, constituiu o foco da conferência de encerramento feita pela Professora Clara Rolo, contribuindo para o aprofundamento do papel da investigação no desenvolvimento profissional. No seu artigo, Rolo desenvolve uma reflexão sobre a produção de conhecimento profissional dos professores, e sobre os modos como o recurso ao instrumento da escrita potencia essa produção. Adotando uma perspetiva sociocultural da escrita, Rolo apresenta um projeto de investigação-ação em que a escrita reflexiva surge como instrumento privilegiado ao serviço do conhecimento pedagógico da profissão. A concluir o artigo, são tecidas algumas considerações sobre a escrita científica no quadro de cursos de pós-graduação. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 78-989-95733-4-5 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/6599 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2016/atas_i_encontro_mestrados_educacao.pdf | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação Especial | pt_PT |
dc.subject | Educação matemática | pt_PT |
dc.subject | Supervisão em educação | pt_PT |
dc.subject | Didática da língua portuguesa | pt_PT |
dc.subject | Didática das ciências da natureza | pt_PT |
dc.subject | Administração escolar | pt_PT |
dc.subject | Educação artística | pt_PT |
dc.subject | Intervenção precoce | pt_PT |
dc.subject | Educação social | pt_PT |
dc.subject | Intervenção comunitária | pt_PT |
dc.title | Atas do I Encontro de Mestrados em Educação da ESELx | pt_PT |
dc.type | book | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.title | Atas do I Encontro de Mestrados em Educação da ESELx | pt_PT |
person.familyName | Pereira | |
person.familyName | Rodrigues | |
person.familyName | Pires | |
person.familyName | Almeida | |
person.givenName | Susana | |
person.givenName | Margarida | |
person.givenName | Carlos | |
person.givenName | António | |
person.identifier | 1782812 | |
person.identifier | R-6432-2016 | |
person.identifier.ciencia-id | 1B1C-88B5-75C4 | |
person.identifier.ciencia-id | 5010-AE4F-21A3 | |
person.identifier.ciencia-id | DB12-806E-BF8E | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4278-8129 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4658-6281 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8098-5932 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-3594-1324 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57202834296 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | book | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 68cdd395-91d0-4c95-8637-d04bc5e4a4e9 | |
relation.isAuthorOfPublication | 0c89e4a7-44b2-4315-a6ad-449015581c06 | |
relation.isAuthorOfPublication | f379c0e4-f1c8-4ac3-a55a-e57b74ab2042 | |
relation.isAuthorOfPublication | 6a33f0b8-d318-464e-aa8e-8ae27d1cca79 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 68cdd395-91d0-4c95-8637-d04bc5e4a4e9 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- atas_i_encontro_mestrados_educacao.pdf
- Size:
- 1.85 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: