Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
196.86 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo pretende dar um contributo para a compreensão das ações e práticas da SER levadas a cabo pelas empresas portuguesas, mais especificamente as PME’s, realçando o entendimento, o uso e a importância que fazem da comunicação externa responsável. Para o efeito, recorreu-se a um método do tipo qualitativo, tendo sido realizadas entrevistas semiestruturadas a 7 participantes – diretores pela comunicação de empresas. As entrevistas foram alvo de uma análise de conteúdo, tendo evidenciado que a SER é ainda encarada desde uma lógica casuística, pouco estruturada e desgarrada da visão estratégica empresarial, pese embora se vislumbre que, face à dimensão económica, a vertente ética, social, tal como ambiental adquire uma importância e um peso cada vez mais substantivo, tal como se tenha coligido que a esmagadora maioria das empresas entende a comunicação dessas ações como um dos elementos basilares para que se possam impactar resultados às ações enviadas e para que as mesmas possam surtir efeito e ganhar visibilidade junto dos diferentes stackeholders.
Description
Keywords
Responsabilidade Social Empresarial Comunicação externa PME Portugal
Citation
Miranda, S., Faria, L., Marchi, L., & Duarte, B. (2014, fev, 7-9). A responsabilidade social em Portugal e o papel da comunicação externa: Estudo das PME’s. Comunicação apresentada nas XXVII Jornadas Luso-Espanholas: "O Contributo da Gestão para a Sustentabilidade das Organizações e da Sociedade", Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), Leiria, Portugal.
Publisher
Centro de Investigação em Gestão para a Sustentabilidade (CIGS) da ESTG