Repository logo
 
Publication

A respiração na aula de técnica de dança clássica – estudo aplicado ao 4º ano da Escola de Dança do Conservatório Regional Silva Marques

dc.contributor.advisorAmorim, Vera
dc.contributor.authorVagos, Sofia
dc.date.accessioned2021-01-15T16:03:44Z
dc.date.available2021-01-15T16:03:44Z
dc.date.issued2020-10-22
dc.descriptionRelatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dançapt_PT
dc.description.abstractRealizado no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Dança, ministrado pela Escola Superior de Dança - Instituto Politécnico de Lisboa, este Relatório de Final de Estágio pretende ser um relato fiel do estudo que desenvolvemos no Conservatório Regional Silva Marques, em Alhandra, no ano letivo de 2019/20 com a turma do 4º ano do Curso Artístico Especializado em Dança, constituída por treze elementos, doze do sexo feminino e um do sexo masculino. É reconhecido, de forma unânime, que a respiração desempenha um papel fundamental na Dança, sendo essencial, por exemplo, à qualidade de movimento, à expressividade, e à condição física, entre outros fatores. Tendo em conta essa importância inegável questionámo-nos porque é que a temática da respiração ficava tantas vezes à margem do trabalho desenvolvido na formação dos bailarinos, tornando-se numa fragilidade tantas vezes observada, principalmente, nas aulas de Técnica de Dança Clássica. Através da revisão bibliográfica realizada conseguimos confirmar que a respiração pode beneficiar os alunos de Dança, não só na progressão das suas competências técnicas e artísticas, mas também noutras dimensões, uma vez que interfere no equilíbrio físico e mental do indivíduo. O objetivo primordial deste trabalho foi sensibilizar os alunos para os benefícios do uso da respiração consciente e eficiente durante a aula de Técnica de Dança Clássica. Para tal, propusemo-nos orientá-los nessa descoberta, desenvolvendo estratégias e práticas para o efeito. Tendo em conta as várias etapas do nosso estágio e ainda o carácter cíclico que o caracteriza, fomos desenhando abordagens diferenciadas para servirem a progressão do nosso trabalho. Este estudo, qualitativo, teve na sua base o paradigma da Investigação-ação e os instrumentos de recolha de dados utilizados foram: o questionário, a tabela de observação estruturada, o registo áudio visual e o diário de bordo.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT - Held as part of the Masters Course in Dance Teaching, taught by the Escola Superior de Dança - Instituto Politécnico de Lisboa, the internship report presented intends to be a faithful account of the study we developed at the Conservatório Regional Silva Marques, in Alhandra, in the academic year of 2019/20 with 4th year class students of the Specialized Artistic Course in Dance, consisting of thirteen elements, twelve female and one male. It is unanimously recognized that breathing plays a fundamental role in dance, being essential, for example, to the quality of movement, expressiveness, and physical condition, among other factors. In view of this undeniable importance, we wondered why the theme of breathing was so often outside the work developed in the training of dancers, becoming a weakness so often observed, especially in the Classical Dance Technique classes. Through the bibliographic review carried out we were able to confirm that breathing can benefit Dance students, not only in the progression of their technical and artistic skills, but also in other dimensions, since it interferes in the individual's physical and mental balance. The main objective of this work was to make students aware of the benefits of using conscious and efficient breathing during the Classical Dance Technique class. To this end, we set out to guide them in this discovery, developing strategies and practices for that purpose. Considering the various stages of our internship and also the cyclical character that characterizes it, we have been designing different approaches to serve the progress of our work. This qualitative study was based on the Action-Research paradigm and the data collection instruments used were the questionnaire, the structured observation table, the audio visual record and the logbook.
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid202531686
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/12624
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa
dc.publisherEscola Superior de Dança
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectTécnica de dança clássicapt_PT
dc.subjectRespiraçãopt_PT
dc.subjectCompetências técnicaspt_PT
dc.subjectDesenvolvimento artísticopt_PT
dc.subjectExpressividadept_PT
dc.subjectClassical dance technique
dc.subjectBreath
dc.subjectTechnical skills
dc.subjectArtistic development
dc.subjectExpressiveness
dc.titleA respiração na aula de técnica de dança clássica – estudo aplicado ao 4º ano da Escola de Dança do Conservatório Regional Silva Marquespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório Final de Estágio- Sofia Vagos - A respiração na aula de Técnica de Dança Clássica -Estudo aplicado ao 4º ano de Escola de Dança do Conservatório Regional Silva Marques (1).pdf
Size:
4.72 MB
Format:
Adobe Portable Document Format